The Common National Basis for Teacher Education: the engaging discourses on teacher training in official texts

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n3p01-24

Keywords:

Formação de professores, BNC Formação de Professores, Discursos Envolventes

Abstract

The present work aims to observe traces of engaging speeches in official speeches of the Ministry of Education through the analysis of the document Proposal for a Common National Base for Basic Education Teacher Training [preliminary version] (BRASIL, 2018b) and the text signed by the Ministry of Education. MEC Social Communication Advisory, published on December 18, 2018, entitled Proposal for New Norms for Advanced Teacher Training (BRASIL, 2018c). To this end, we rely on discursive studies with an interpretationist basis in the area of ​​Interdisciplinary Applied (MOITA LOPES, 2006) and implicated (AUTOR, 2022) linguistics, within the framework of the study methodology in the field of discursive and interpretivist studies. As a result, we mapped different engaging discourses about the practice and training of future teachers, which reiterate ideas such as: i) the teacher is the most important element of the teaching-learning process; ii) the current teaching training is outdated and unable to train good professionals, with skills and competences focused on teaching practice; and iii) that the best way to remedy the qualification of teachers would be to focus teacher training in practice.

Author Biographies

Rita de Cássia Souto Maior, Faculdade de Letras/Universidade Federal de Alagoas

Professora de Graduação e Pós-graduação na Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Ufal, foi licenciada em Letras/Português na mesma Universidade. Atualmente é diretora da Fale/Ufal, membro titular do Colegiado do PPGLL/Ufal, Coordenadora do GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA) da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística (ANPOLL) e secretária da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Está desenvolvendo pós-doutoramento (2019-2020) na UFC, com temática na Formação de Professores. Foi coordenadora do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à docência em Letras/Português (PIBID/Letras/Português) de 2015 a 2018 e Coordenadora do Idioma Sem Fronteiras de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira ou Adicional de 2016 a 2018. De 2016 a 2018, compôs e coordenou as atividades do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da FALE dos cursos de Espanhol, Francês, Inglês e Português e compôs o NDE do curso Ead Espanhol da Faculdade de Letras/Ufal. Foi coordenadora de Graduação Presencial da Faculdade de Letras/UFAL de 2014 a 2018, vice-coordenadora de Extensão de 2009 a 2010 e coordenadora de Extensão da Faculdade de Letras de 2010 à 2014. Integra a Comissão Editorial das Revistas Leitura (PPGLL) e Saberes Docentes em Ação (SEMED/AL) e é membro do Conselho Editorial da Revista Práticas de Linguagem (UFJF). Participante e vice-líder do Grupo de Estudos Ensino e aprendizagem de línguas (CNPq- Capes), desenvolve pesquisas sob a perspectiva da Linguística Aplicada, articulando reflexões sobre a prática de sala de aula e os estudos discursivos, com os seguintes temas: Estudos Discursivos, Estudos de Identidade, Estudos argumentativos (argumentação e ethos), Produção Textual/discursiva em Língua Portuguesa e Formação de Professores.

Lorena Araújo de Oliveira Borges, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Graduação e da Pós Graduação na Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (2015-2018). Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Universidade Federal de Goiás (2013-2015). Graduada em Letras (2011-2014), com habilitação em Língua Portuguesa, e em Comunicação Social (2002-2005), com habitação em Jornalismo, ambos pela Universidade Federal de Goiás. Desenvolveu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília. Atualmente, é Vice-Diretora da Faculdade de Letras (FALE/UFAL), membro do Núcleo Estruturante Docente (NDE) do curso de Letras-Português (FALE/UFAL) e membro da Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL). Integra o Comitê Editorial do periódico Cadernos de Linguagem e Sociedade (CLS/UnB). Participa do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/UFAL), do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/UnB), do Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário (NELIM/UFG) e é uma das coordenadoras do Laboratório Linguagens, Gêneros e Sexualidades (LLiGSe/UFAL). Desenvolve pesquisas na interseção entre a Análise de Discurso Crítica, a Linguística Aplicada, os Estudos Feministas e os Estudos de Gênero e Linguagem, atuando paralelamente em áreas como a Antropologia do Imaginário e a Ecolinguística.

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Published

2022-12-29

How to Cite

SOUTO MAIOR, Rita de Cássia; BORGES, Lorena Araújo de Oliveira. The Common National Basis for Teacher Education: the engaging discourses on teacher training in official texts. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 3, p. 01–24, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n3p01-24. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46748. Acesso em: 5 jul. 2024.

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