O PNLD e a qualidade dos livros de língua portuguesa no ensino médio (2012 – 2018)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p169-188Palavras-chave:
Programa Nacional do Livro Didático, Ensino de língua portuguesa , Livros DidáticosResumo
Este artigo busca elucidar a construção de critérios de qualidade e excelência em livros didáticos de língua portuguesa, utilizados no ensino médio brasileiro, principalmente nas escolas públicas, entre os anos de 2012 e 2018. A investigação é feita com base na análise dos guias de avaliação dos livros em ambos os anos, descobrindo critérios e a mudança proposta entre as Organizações e Parâmetros Curriculares Nacionais (OCN/PCN) vigentes em 2012 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. Ao instituir tais critérios, em consonância com as reflexões de Chartier (1990), Choppin (2004), Munakata (1997), Silva e Correia (2004) e Soares (2004), o PNLD nos mostra como ele e os outros documentos, em cada momento, impõe uma certa ordem aos livros, estabelecendo suas condições e usos, além de adotar os critérios curriculares de língua portuguesa através dos respectivos eixos de ensino: leitura, escrita, oralidade, literatura e conhecimentos linguísticos. O presente estudo acaba por revelar uma ideia de continuidade dos processos, com certos desenvolvimentos, de acordo com a mudança dos documentos, além de uma incessante busca por inovação e presença de um monopólio editorial.
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