O PNLD e a qualidade dos livros de língua portuguesa no ensino médio (2012 – 2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p169-188

Palavras-chave:

Programa Nacional do Livro Didático, Ensino de língua portuguesa , Livros Didáticos

Resumo

Este artigo busca elucidar a construção de critérios de qualidade e excelência em  livros didáticos de língua portuguesa, utilizados no ensino médio brasileiro, principalmente nas escolas públicas, entre os anos de 2012 e 2018. A investigação é feita com base na análise dos guias de avaliação dos livros em ambos os anos, descobrindo critérios e a mudança proposta entre as Organizações e Parâmetros Curriculares Nacionais (OCN/PCN) vigentes em 2012 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. Ao instituir tais critérios, em consonância com as reflexões de Chartier (1990), Choppin (2004), Munakata (1997), Silva e Correia (2004) e Soares (2004), o PNLD nos mostra como ele e os outros documentos, em cada momento, impõe uma certa ordem aos livros, estabelecendo suas condições e usos, além de adotar os critérios curriculares de língua portuguesa através dos respectivos eixos de ensino: leitura, escrita, oralidade, literatura e conhecimentos linguísticos. O presente estudo acaba por revelar uma ideia de continuidade dos processos, com certos desenvolvimentos, de acordo com a mudança dos documentos, além de uma incessante busca por inovação e presença de um monopólio editorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Perioli Jr., Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. 

Referências

BEECH, J. O conceito de “transferência educacional” na história da educação comparada: continuidades e rupturas. Revista Brasileira de História da Educação., Campinas, v. 13, n. 2, p. 45-71, maio/ago, 2013. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38835. Acesso em: 28 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular do ensino médio. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 28 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento orientador do ensino médio. Brasília: MEC, 2009. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_orientador.pdf. Acesso em: 28 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Organizações Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental: partes I e II. Brasília: MEC, 1997a. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf, e

ttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 28 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino médio: partes I e II. Brasília: MEC, 1997b.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa nacional do livro didático. Brasília: MEC, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa nacional do livro didático. Brasília: MEC, 2018.

CHATIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CHOPPIN, A. História dos livros didáticos e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3. p. 549-566, 2004.

CUNNINGHAM, P. Books and teacher’s memories. In: TEACHING by the book. São Paulo: Akolá, 2000. p. 2-10.

JULIA, D. La culture scolaire comme objet historique. Paedagogica Histórica, Gent, v. 1, p. 353-382, 1995. Suppl.

MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.

SCHRIEWER, J. Aceitando os desafios da complexidade: metodologia de educação comparada em transição. In: SOUZA, D. B.; MARTÍNEZ, S. A. Educação comparada: rotas de além-mar. São Paulo: Xamã, 2009. p. 63-104.

SILVA, V. B.; CORREIA, A. C. L. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal – Brasil). Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 123, p. 613-632, set./dez. 2004.

SOARES, M. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p. 153-177.

STEINER-KHAMSI, G. Transfering education, displacing reforms. In: SCHRIEWER, J. (org.) Discourse formation in comparative education. Frankfurt: Peter Lang, 2002. p. 155-187.

Downloads

Publicado

25-07-2023

Como Citar

PERIOLI JR., Eduardo. O PNLD e a qualidade dos livros de língua portuguesa no ensino médio (2012 – 2018). Entretextos, Londrina, v. 23, n. 2, p. 169–188, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n2p169-188. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/48072. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos