Que professores queremos formar? Uma análise do programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem da UEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n1p281

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Os estudos sobre formação de professores têm se ampliado consideravelmente nas últimas décadas e este fato se reflete nos programas de mestrado e doutorado. Este artigo tem como objetivo investigar a formação de professores de línguas portuguesa e estrangeira na pós-graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. Tomamos como referência a área de concentração em linguagem e educação, pois nela encontra-se o objeto a ser estudado. Através da análise dos programas das disciplinas constantes da grade curricular vigente em 2013, suas ementas, referências bibliográficas e do resumo dos grupos de pesquisa que interessam a este trabalho, buscamos compreender o impacto da abordagem adotada na formação de professores e pesquisadores. Os dados foram coletados diretamente do site oficial do programa. Esperamos que os dados, as análises e as interpretações contidos neste artigo possam colaborar com a discussão sobre produção de conhecimento na área de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline de Abreu Curunzi Chanan, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora de Português e Inglês pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. 

Núbio Delanne Ferraz Mafra, Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Referências

AGUIAR, Denise Brasil Alavarenga. Formação de professores de língua portuguesa: impressões de viagem. Revista Querubim, Niterói, RJ, ano 8, set. 2012. Disponível em: http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/images/ arquivos/artigos/formao_professores_de_lp_-_impresses_de__viagem-1.pdf. Acesso em: 16 jan. 2014.

BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.

BAZERMAN, Charles. The life of genre, the life in the classroom. In: BISHOP, W., OSTROM, H. (Org.). Genre and writing: issues, arguments, alternatives. Portsmouth: Heinemann, 1997. Parte II.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/ arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em: 20 jan. 2014.

DEWEY, John. Democracia e educação: capítulos essenciais. São Paulo: Ática, 2007. DEWEY, John. The relation of theory to practice in education. In: NATIONAL SOCIETY FOR THE SCIENTIFIC STUDY OF EDUCATION, 3th, 1904, Bloomington. Yearbook… Bloomington: Public School Publishing Co., 1904. Part I, p. 140-169.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 203-218, maio/ago. 2011

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernand. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

KLEIMAN, Angela. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Revista Linguagem em (Dis)curso, Tubarão,v. 8, n. 3, set./dez. 2008.

LUZ, Mary Neiva Surdi da. Linguística e ensino: o discurso de entremeio na formação de professores de língua portuguesa. 2010, Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2010.

MOYSES, Maria Aparecida Afonso; GERALDI, João Wanderley; COLLARES, Cecília Azevedo Lima. As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, n. 78, abr. 2002.

NÓVOA, António. Diz-me como ensinas e te dir-te-ei quem és e vice e versa. In: FAZENDA, I. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995. p. 29-40.

ORTH, Miguel Alfredo et al. Políticas educacionais: aspectos legais da educação básica. 3. ed. Canoas: Centro Universitário La Salle; Salles, 2007.

ORTH, Miguel Alfredo; Pauly, Evaldo Luis. História recente da formação de professores no Brasil: algumas ações instrumentais e estratégicas da política educacional. Roteiro, Videira, v. 36, n. 1, p. 147-166, jun. 2011.

PIETRI, Émerson de. Concepções de língua e escola e proposta de ensino de língua portuguesa: discussões sobre reprodução / transformação social. Falla dos Pinhais, Espírito Santos de Pinhal, SP, v. 2, n. 2, jan./dez. 2005.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio Ancisar. Fundamentos para la investigacion educativa: presupuestos epistemologicos que orientam al investigador. Santa Fé de Bogotá: Cooperativa, Editorial Magistério, 1998.

SAUSSURE, Ferdinand. Cours de linguistique générale. Paris: Payot & Rivages, 1967.

SCHLINDWEIN, Luciane Maria; SOUZA E SOUZA, Maria Luiza de. A formação de professores na pós-graduação e educação em Santa Catarina: o que dizem as disciplinas. In: ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, Campinas. Anais... Campinas: Junqueira & Marin, 2012.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14. Feb. 1986.

SILVA, Sandro Luís da. A leitura e sua avaliação na formação inicial do professor de Língua Portuguesa: contrastes e confrontos. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

TÁPIAS-OLIVEIRA, Eveline Mattos. Alguns conceitos Bakhtinianos e a mudança (esperada) na postura do professor. In: SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LINGÜÍSTICA APLICADA (SEPLA), 6., 2010, Taubaté. Anais... Taubaté: Universidade de Taubaté, 2010. p. 264-281.

Downloads

Publicado

30-11-2016

Como Citar

CHANAN, Aline de Abreu Curunzi; FERRAZ MAFRA, Núbio Delanne. Que professores queremos formar? Uma análise do programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem da UEL. Entretextos, Londrina, v. 16, n. 1, p. 281–303, 2016. DOI: 10.5433/1519-5392.2016v16n1p281. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/21809. Acesso em: 21 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos