Que professores queremos formar? Uma análise do programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem da UEL
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2016v16n1p281Palavras-chave:
Formação de Professores, Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de LondrinaResumo
Os estudos sobre formação de professores têm se ampliado consideravelmente nas últimas décadas e este fato se reflete nos programas de mestrado e doutorado. Este artigo tem como objetivo investigar a formação de professores de línguas portuguesa e estrangeira na pós-graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. Tomamos como referência a área de concentração em linguagem e educação, pois nela encontra-se o objeto a ser estudado. Através da análise dos programas das disciplinas constantes da grade curricular vigente em 2013, suas ementas, referências bibliográficas e do resumo dos grupos de pesquisa que interessam a este trabalho, buscamos compreender o impacto da abordagem adotada na formação de professores e pesquisadores. Os dados foram coletados diretamente do site oficial do programa. Esperamos que os dados, as análises e as interpretações contidos neste artigo possam colaborar com a discussão sobre produção de conhecimento na área de formação de professores.Downloads
Referências
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
BAZERMAN, Charles. The life of genre, the life in the classroom. In: BISHOP, W., OSTROM, H. (Org.). Genre and writing: issues, arguments, alternatives. Portsmouth: Heinemann, 1997. Parte II.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/ arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em: 20 jan. 2014.
DEWEY, John. Democracia e educação: capítulos essenciais. São Paulo: Ática, 2007. DEWEY, John. The relation of theory to practice in education. In: NATIONAL SOCIETY FOR THE SCIENTIFIC STUDY OF EDUCATION, 3th, 1904, Bloomington. Yearbook… Bloomington: Public School Publishing Co., 1904. Part I, p. 140-169.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 203-218, maio/ago. 2011
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernand. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
KLEIMAN, Angela. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Revista Linguagem em (Dis)curso, Tubarão,v. 8, n. 3, set./dez. 2008.
LUZ, Mary Neiva Surdi da. Linguística e ensino: o discurso de entremeio na formação de professores de língua portuguesa. 2010, Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2010.
MOYSES, Maria Aparecida Afonso; GERALDI, João Wanderley; COLLARES, Cecília Azevedo Lima. As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, n. 78, abr. 2002.
NÓVOA, António. Diz-me como ensinas e te dir-te-ei quem és e vice e versa. In: FAZENDA, I. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995. p. 29-40.
ORTH, Miguel Alfredo et al. Políticas educacionais: aspectos legais da educação básica. 3. ed. Canoas: Centro Universitário La Salle; Salles, 2007.
ORTH, Miguel Alfredo; Pauly, Evaldo Luis. História recente da formação de professores no Brasil: algumas ações instrumentais e estratégicas da política educacional. Roteiro, Videira, v. 36, n. 1, p. 147-166, jun. 2011.
PIETRI, Émerson de. Concepções de língua e escola e proposta de ensino de língua portuguesa: discussões sobre reprodução / transformação social. Falla dos Pinhais, Espírito Santos de Pinhal, SP, v. 2, n. 2, jan./dez. 2005.
SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio Ancisar. Fundamentos para la investigacion educativa: presupuestos epistemologicos que orientam al investigador. Santa Fé de Bogotá: Cooperativa, Editorial Magistério, 1998.
SAUSSURE, Ferdinand. Cours de linguistique générale. Paris: Payot & Rivages, 1967.
SCHLINDWEIN, Luciane Maria; SOUZA E SOUZA, Maria Luiza de. A formação de professores na pós-graduação e educação em Santa Catarina: o que dizem as disciplinas. In: ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, Campinas. Anais... Campinas: Junqueira & Marin, 2012.
SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14. Feb. 1986.
SILVA, Sandro Luís da. A leitura e sua avaliação na formação inicial do professor de Língua Portuguesa: contrastes e confrontos. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
TÁPIAS-OLIVEIRA, Eveline Mattos. Alguns conceitos Bakhtinianos e a mudança (esperada) na postura do professor. In: SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LINGÜÍSTICA APLICADA (SEPLA), 6., 2010, Taubaté. Anais... Taubaté: Universidade de Taubaté, 2010. p. 264-281.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.