A percepção dos jovens sobre ciência: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p728Palavras-chave:
Educação, divulgação de ciência, cientistaResumo
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a percepção dos jovens em relação à ciência e aos cientistas. Inicialmente, pode-se dizer que o anseio da construção deste texto partiu do contato com o projeto “Eu sou um cientista? A percepção dos alunos do PIBIC-EM campus Aracaju/SE”, que teve sua primeira fase finalizada e pode ter fases subsequentes. Através deste estudo, identificou-se a importância do entendimento da percepção dos jovens sobre essas temáticas para com a educação científica, bem como é necessário desmistificar os estereótipos já enraizados sobre ciência e cientistas, muitas das vezes, oriundas do mundo midiático. Nesse sentido, um dos aspectos centrais desta análise é a influência dos desenhos animados na percepção destes jovens. Outro aspecto desta revisão bibliográfica é a importância de projetos de iniciação científica, especialmente os promovidos pelo Governo Federal, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). Informa-se ainda, que para realizar a presente revisão bibliográfica foram consultadas bases de dados acadêmicas, estudos publicados relacionados direta ou indiretamente, a percepção dos jovens sobre ciência e cientistas, após a seleção das obras, utiliza-se os principais resultados que acrescentaram a esse estudo.
Downloads
Referências
BIANCHETTI, Lucídio; OLIVEIRA, Adriano de; SILVA, Evellyn Ledur da; TURNES, Luiza. A iniciação à pesquisa no Brasil: políticas de formação de jovens pesquisadores. Educação, Santa Maria, v. 37, n. 3, p. 569-584, set./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.5902/198464445012. DOI: https://doi.org/10.5902/198464445012
CONCEIÇÃO, A. J. Contribuições do Programa de Iniciação Científica Júnior na Universidade Estadual de Londrina (UEL): a formação de um habitus adequado ao campo científico. 2012. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.
GOOGLE IMAGENS. [Ciência]. 2023a. Disponível em: https://abrir.link/uCf7K. Acesso em: 3 maio 2023.
GOOGLE IMAGENS. [Cientista]. 2023b. Disponível em: https://abrir.link/Ylru4. Acesso em: 3 maio. 2023.
MASSARANI, Luisa; CASTELFRANCHI, Yurij; FAGUNDES, Vanessa; MOREIRA, Ildeu. O que os jovens brasileiros pensam da ciência e tecnologia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2021.
MASSARANI, Luisa; DIAS, Eliane. José Reis: reflexões sobre a divulgação cientifica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2018.
MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fatima. Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência: UFRJ, 2002.
ROCHA, J. N.; COSTA, T. M. L.; ALMEIDA, R. A. F. A percepção da Ciência dos professores da Educação Básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 139–151, 2023. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.358. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.358
SILVA, Cilene. Políticas públicas de comunicação em CT&I. Brasília: Enap, 2011.
SILVA, Franciely Alves da; FREIRE, Lorena Silva; MOREIRA, Caroline; LOPES, Jean de Oliveira; LOPES, Priscila Karla Fernandes; OLIVEIRA, Liandra de Souza; INOCÊNCIO, Higo Oliveira; MOURA, Jéssica Priscila Fragoso de. A importância da inserção da iniciação científica no ensino médio: revisão de literatura. Scientia Generalis, Pato de Minas, v. 2, p. 55, 2021. Suplemento 1.
ZANON, A. V.; MACHADO, A, T. A visão do cotidiano de um cientista retratada por estudantes iniciantes de licenciatura em química. Ciência e Cognição, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 46-56, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paula Heloisa Santos Souza, Cristiane de Magalhães Porto, Daniele Barbosa de Souza Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.