O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n1p79

Palavras-chave:

Estudo do lugar, Conceitos, Escala de análise, Mundo da vida, Conteúdos Escolares.

Resumo

Ensinar geografia desde os anos iniciais do ensino fundamental é uma oportunidade de fazer a relação entre os conteúdos tematizados e o mundo da vida. Para isso, problematizamos a ideia dos círculos concêntricos que tradicionalmente tem sido trabalhada nos anos iniciais, e apresentamos uma proposição que diz de considerar o lugar interligado ao contexto do mundo. A proposição é abordar os conteúdos destinados à disciplina de geografia considerando a escala de análise geográfica. A reflexão apresentada é de abordagem qualitativa e bibliográfica referenciada em autores da geografia e da educação e é sustentada pela teoria crítica-hermenêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Rigo Deon, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Helena Copetti Callai, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC: CONSED: UNDIME, 2018.

BROEK, J. Iniciação ao estudo da geografia. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

CALLAI, H. C. A questão da cidadania nas séries iniciais. In: CALLAI, H. C.; TOSO, C. E. I. (org.). Diálogos com professores: cidadania e práticas educativas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015. p.23-42.

CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf. Acesso em: mar. 2020.

GARCÍA PÉREZ, F. F. Puede la enseñanza de la geografía promover la educación ciudadana?. In: RABELO, C. P. S.; BUENO, M. A. Currículo: políticas públicas e ensino de geografia. Goiânia: Editora da PUC, 2015. p. 15-33.

GONÇALVES, T. R. P. S. Alfabetização geográfica: o olhar dos educadores geográficos de universidades públicas brasileiras. 2013. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

HARVEY, D. O espaço como palavra-chave. GEOgraphia, Niterói, v. 14, n. 28, p. 8-39, 2012.

HEIDRICH, A. L.; HEIDRICH, B. B. Reflexões sobre o estudo do território. In: BUITONI, M. M. S. Geografia: ensino fundamental. Brasília: MEC, 2010. p. 113- 136.

KUHN, M.; CALLAI, H. C.; TOSO, C. E. I. Pressupostos epistemológicos dos círculos concêntricos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 472-491, abr./jun. 2019.

TOSO, C. E. I.; KUHN, M.; CALLAI, H. C. O ensino dos estudos sociais nos anos iniciais da educação básica e os círculos concêntricos. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 220-227, 2018. Edição especial.

MORAES, A. C. R. Geografia pequena história crítica. 20. ed. São Paulo. Annablume, 2000.

SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2014.

YOUNG, M. F. D. Para que servem as escolas?. Educação e Sociedade, Campinas, v. 8, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007.

YOUNG, M. F. D. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, p. 609-623, set./dez. 2011.

Downloads

Publicado

15-07-2020

Como Citar

DEON, Alana Rigo; CALLAI, Helena Copetti. O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 1, p. 79–101, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n1p79. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/40186. Acesso em: 22 nov. 2024.