A brincadeira na Educação Infantil: Uma análise de enunciados publicados no Youtube
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p516Palavras-chave:
Brincadeira; Desenvolvimento; Educação Infantil; Youtube.Resumo
Este trabalho é proveniente de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar os enunciados presentes em vídeos publicados no Youtube sobre a brincadeira na educação infantil. Buscou-se identificar o que está sendo produzido sobre a brincadeira em vídeos publicados no Youtube, refletindo sobre as concepções contidas nas falas dos apresentadores dos vídeos, além de verificar os apontamentos sobre o papel dos professores na brincadeira. Os pressupostos teóricos do estudo estão fundamentados em Vigotski (2008, 2010); Elkonin (2009); Leontiev (1978) que trazem discussões sobre a brincadeira como atividade guia do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Por meio da pesquisa realizada na plataforma do Youtube, foram selecionados para análise 28 vídeos delimitados conforme os seguintes critérios: 1) vídeos da área da educação destinados a professores; 2) vídeos que não ultrapassassem 30 minutos de duração. Os resultados revelam as diferentes concepções sobre a brincadeira. Alguns consideram-na como atividade que contribui para o ensino de conteúdos, enquanto outras destacam a importância da brincadeira livre para o pleno desenvolvimento infantil. Os vídeos também apontam a importância do papel dos professores para o desenvolvimento do brincar, enfatizando práticas como: a observação, a organização dos espaços onde se brinca e o planejamento.
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