Educação infantil: considerações sobre a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n2p6Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação infantil, Docência.Resumo
Este artigo tematiza a formação de professores, em vinculação com pesquisa que vem acompanhando a educação infantil na formação inicial, com o objetivo de observar seu posicionamento no horizonte das escolhas profissionais dos licenciandos do Curso de Pedagogia, em interface com a configuração processual desse campo de trabalho. Na perspectiva de pesquisa qualitativa do tipo exploratória, observando assertivas ligadas ao estudo documental, com referenciais bakhtinianos, aborda as proposições relativas à formação no quadro da aprovação das novas diretrizes (BRASIL, 2015a, 2015b). Para tratar da formação de professores no contexto da implementação das novas diretrizes, parte dos desafios da educação infantil (apontados pela literatura) para focalizar a vinculação com o Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014), a proposição de organicidade nas ações de formação e as menções à educação infantil. Como resultados, evidencia os desafios, conexos à formação, que marcam a primeira etapa da educação básica, assinalando o reconhecimento de um campo de trabalho que precisa avançar nos investimentos dirigidos à conquista de quadros funcionais. No propósito de superar as fragilidades no desenvolvimento da profissionalidade docente, advoga que a formação é uma pauta que não pode ser distanciada dos demais desafios que marcam a trajetória da educação infantil, em especial os relativos à configuração das carreiras e às condições de trabalho. Na premissa da formação associada à valorização profissional, afirmada pelas novas diretrizes, outras iniciativas emergem como possibilidades, requerendo avançar na luta por conquistas que respondam aos desafios que persistem nesse campo de trabalho.Downloads
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