v. 14 n. 26 (2020)

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As formas de se comunicar uma informação ou disseminar o conhecimento sofrem transformações constantemente, e cada atualização exige, tanto do informante como do espectador, o ajustamento conforme suas necessidades e disponibilidades, que se adaptarão melhor à mensagem que deve ser lançada e ao modo como ela vai ser apreendida. 
Estas transformações também modificam o relacionamento do usuário com as diversas formas de mídia, que se revelam como um mecanismo para a manutenção da memória e da experiência coletiva. 
Uma vez que uma informação é divulgada, ela passa a agir quase que por conta própria, circulando e encontrando cada vez mais espectadores e inclusive criando circunstâncias que irão modificá-las e até mesmo desenvolver novas formas de representação. A disseminação da informação não tem fim. 
Desta forma, a capa para o dossiê “Imagens midiáticas e/ou midiatizadas: temporalidades e historicidades” trata de uma representação de como a imagem e a informação são divulgadas. A imagem que representa a essência do dossiê faz referência ao chiado das antigas televisões, que, além de equipamento de entretenimento, é também, e podemos dizer até os dias de hoje, um instrumento de compartilhamento de conhecimento e cultura. As linhas diagonais que atravessam este chiado mostram como a informação se dispersa para diversos lados, e deste modo atinge diversos públicos em sua transmissão.
Assim, a difusão do conhecimento se adaptou, e, com o passar dos anos, conseguiu encontrar ainda mais alternativas para sua divulgação.

Marina dos Santos Galli

Publicado: 2020-07-31

Expediente

Apresentação

Artigos do dossiê

  • As telas e os professores de história: memórias de audiência sobre a crise política brasileira

    Cássia Palha
    7-32
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p7
  • Faces expressivas de uma experiência coletiva: artes plásticas e cinema em Belém dos anos 1960

    Cleodir Moraes
    33-64
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p33
  • Regina Silveira e a mídia impressa: a série Middle Class & Co., 1971-72

    Daniela Maura Ribeiro
    65-83
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p65
  • Propaganda e sociedade: o caso das Diretas Já! e a campanha eleitoral de Tancredo Neves

    David A. Castro Netto
    84-112
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p84
  • Integração nacional por antenas de tv e a transmissão do Jornal Nacional para Cuiabá-MT (1976)

    Edvaldo Correa Sotana
    113-137
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p113
  • Representação do árabe: análise do filme “Aladdin” sob a ótica do orientalismo

    Paula Tainar de Souza
    138-170
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p138
  • A crítica de televisão no Folhetim (FSP 1977-1989): pensando a TV e o telespectador na redemocratização

    Raíssa Haydê Koshiyama de Freitas
    171-199
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p171
  • “Só morto sairei do catete!”: a morte de Getúlio Vargas pelo Jornal Ultima Hora (UH)

    Thiago Fidelis
    200-225
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p200

Artigos gerais

  • Fotodocumentário: práxis e reflexões além da sala de aula

    Cássia Maria Popolin, Sandra de Cássia Araújo Pelegrini
    226-241
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p226
  • Névoa: depois da palavra e da imagem

    Marta Maria Lopes Cordeiro
    242-259
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p242
  • Campos de tensões: Estereótipos sexistas e lutas de representação no rap brasileiro (1988-2012)

    Roberto Camargos
    261-278
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p261