A observação de práticas de performance de literatura oral no ensino de literatura em Timor-Leste: uma experiência de trabalho no programa Capes/Pqlp
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38680Palavras-chave:
performance, oralidade, ensino de literatura, Timor-LesteResumo
O presente artigo consiste na apresentação da problemática decorrente de situações vividas no programa de cooperação internacional CAPES/PQLP, em 2014, em Timor-Leste. A problemática em questão advém da observação do conflito entre metodologias usadas no ensino de literatura no país. Busca-se afirmar a necessária relação entre caminhos metodológicos e questões contextuais de fundo (o quê, para quem, por que e quando) no momento de escolher uma abordagem para o ensino de literatura. Ainda, problematiza-se o ensino da literatura valorizando o vínculo incontestável entre a oralidade e a escrita, a partir de referencial teórico condizente com a concepção e o direcionamento da análise: a abordagem da voz e da performance em Paul Zumthor e a concepção técnica de Gilbert Simondon. Busca-se assim trazer contribuições para o entendimento de especificidades relacionadas ao ensino de literatura e à escrita literária em Timor-Leste.Downloads
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Referências
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Publicado
2019-11-19
Como Citar
Borges, D. B. L. (2019). A observação de práticas de performance de literatura oral no ensino de literatura em Timor-Leste: uma experiência de trabalho no programa Capes/Pqlp. Boitatá, 14(28), 118–129. https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38680
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