Cultura e Educação no Delta do Rio Parnaíba
o fazer do griô Zé Santana
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2023v18.e48068Palabras clave:
Cultura; Educação; Ilha Grande; Zé SantanaResumen
O presente artigo trata da ação cultural do griô Zé Santana em Ilha Grande-PI, no Delta do Rio Parnaíba. O objetivo é analisar as contribuições da ação cultural de Zé Santana na comunidade ribeirinha de Ilha Grande-PI. Especificamente, almejamos: caracterizar a ação cultural de Zé Santana, enfatizando sua constituição como um educador cultural; relacionar o fazer desse mestre griô com uma possível prática educativa; mostrar a relevância da produção artístico-literária do referido mestre popular para a educação, história e memória cultural do povo ilhagrandense. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida à luz da metodologia de Análise de Conteúdo, tendo como técnica a entrevista semiestruturada aplicada com cinco moradores da referida região. A base teórica se fundamenta em Bardin (2016), Brandão (2007), Santos (1994), Werneck (2003), dentre outros. O estudo mostrou que as ações dentro da comunidade fizeram de Zé Santana uma espécie de educador cultural, pois seu fazer possibilitou diferentes formas de aprendizado e de construção de conhecimentos sobre a vida e a cultura no espaço da cidade em questão.
Métricas
Citas
AGUIAR, Robério Bôto de. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea, estado do Piauí: diagnóstico do município de Ilha Grande. Fortaleza: CPRM - Serviço Geológico do Brasil, 2004.
ARANTES, Antônio Augusto. O que é Cultura Popular. 11. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
ASSIS, Cássia Lobão; NEPOMUCENO, Cristiane Maria. Estudos contemporâneos de cultura. Campina Grande: UEPB/UFRN, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2016.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
CHARTIER, Roger.A aventura do livro: do leitor ao navegador. (Trad.) R. de Moraes. São Paulo: Ed. UNESP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: 1. artes de fazer. (Tradução) Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
FARIAS, Alessandra Cristina da Silva Farias; et al. Cadeia produtiva da pesca no interior do Delta do Parnaíba e área marinha adjacente. Fortaleza: RDS, 2015
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FORQUIN, J. C. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GONÇALVES, Marta Aparecida. O Griot e o Areôtorare em Agostinho Neto e Lobivar Matos. In: LIMA, Tânia Lima; NASCIMENTO, Izabel; OLIVEIRA, Andrey (Orgs.). Griots - culturas africanas: linguagem, memória, imaginário. Natal: Lucgraf, 2009.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais, 1990.
LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico.Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.
LUCKESI, Cipriano Carlos. O educador: quem é ele?.ABC EDUCATIO, nº 50, out. 2005, p. 12-16.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza; GOMES, Suely Ferreira Deslandes Romeu (orgs.).
Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
PINHEIRO, Cristiane Feitosa. Entre o giz e a viola: práticas educativas do mestre-escola Miguel Guarani, no Vale do Guaribas/PI (1938-1971). Teresina, 2016. 281 p. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí.
SANTOS, José Luiz dos. O que é Cultura. 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
WERNECK, V. R. Cultura e Valor. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral.(Trad.) Jerusa Pires Ferreira; Maria Lúcia Diniz Pochat; Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 JOSÉ MARCELO COSTA DOS SANTOS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.