Cultura e Educação no Delta do Rio Parnaíba
o fazer do griô Zé Santana
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2023v18.e48068Palabras clave:
Cultura; Educação; Ilha Grande; Zé SantanaResumen
O presente artigo trata da ação cultural do griô Zé Santana em Ilha Grande-PI, no Delta do Rio Parnaíba. O objetivo é analisar as contribuições da ação cultural de Zé Santana na comunidade ribeirinha de Ilha Grande-PI. Especificamente, almejamos: caracterizar a ação cultural de Zé Santana, enfatizando sua constituição como um educador cultural; relacionar o fazer desse mestre griô com uma possível prática educativa; mostrar a relevância da produção artístico-literária do referido mestre popular para a educação, história e memória cultural do povo ilhagrandense. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida à luz da metodologia de Análise de Conteúdo, tendo como técnica a entrevista semiestruturada aplicada com cinco moradores da referida região. A base teórica se fundamenta em Bardin (2016), Brandão (2007), Santos (1994), Werneck (2003), dentre outros. O estudo mostrou que as ações dentro da comunidade fizeram de Zé Santana uma espécie de educador cultural, pois seu fazer possibilitou diferentes formas de aprendizado e de construção de conhecimentos sobre a vida e a cultura no espaço da cidade em questão.
Citas
AGUIAR, Robério Bôto de. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea, estado do Piauí: diagnóstico do município de Ilha Grande. Fortaleza: CPRM - Serviço Geológico do Brasil, 2004.
ARANTES, Antônio Augusto. O que é Cultura Popular. 11. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
ASSIS, Cássia Lobão; NEPOMUCENO, Cristiane Maria. Estudos contemporâneos de cultura. Campina Grande: UEPB/UFRN, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2016.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
CHARTIER, Roger.A aventura do livro: do leitor ao navegador. (Trad.) R. de Moraes. São Paulo: Ed. UNESP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: 1. artes de fazer. (Tradução) Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
FARIAS, Alessandra Cristina da Silva Farias; et al. Cadeia produtiva da pesca no interior do Delta do Parnaíba e área marinha adjacente. Fortaleza: RDS, 2015
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FORQUIN, J. C. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GONÇALVES, Marta Aparecida. O Griot e o Areôtorare em Agostinho Neto e Lobivar Matos. In: LIMA, Tânia Lima; NASCIMENTO, Izabel; OLIVEIRA, Andrey (Orgs.). Griots - culturas africanas: linguagem, memória, imaginário. Natal: Lucgraf, 2009.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais, 1990.
LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico.Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.
LUCKESI, Cipriano Carlos. O educador: quem é ele?.ABC EDUCATIO, nº 50, out. 2005, p. 12-16.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza; GOMES, Suely Ferreira Deslandes Romeu (orgs.).
Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
PINHEIRO, Cristiane Feitosa. Entre o giz e a viola: práticas educativas do mestre-escola Miguel Guarani, no Vale do Guaribas/PI (1938-1971). Teresina, 2016. 281 p. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí.
SANTOS, José Luiz dos. O que é Cultura. 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
WERNECK, V. R. Cultura e Valor. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral.(Trad.) Jerusa Pires Ferreira; Maria Lúcia Diniz Pochat; Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 JOSÉ MARCELO COSTA DOS SANTOS
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.