Poéticas performáticas da voz: explorando arquétipos vocais na corporeidade do ator
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31545Palavras-chave:
Ressonadores vocais, Corporeidade, Arquétipos, Expressão vocalResumo
O processo de preparo para o trabalho teatral seja ele fundamentado na estética que for, implica em um constante comprometimento dos atores na pesquisa das técnicas mais adequadas para habilitar seu corpo e sua voz para o momento da apresentação. O trabalho que será relatado propõe uma breve reflexão sobre o processo utilizado para a criação de uma partitura cênica, a partir de um fragmento do texto Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, utilizando uma metodologia de trabalho com ressonadores vocais associados a determinados arquétipos. O objetivo geral do estudo aqui apresentado será o de descrever a maneira como essa metodologia foi aplicada, concebendo-a como uma poética performática da voz. Após a realização desse trabalho, observamos que essa metodologia nos conduziu à percepção de que esse processo se caracterizava por uma dramaturgia da corporeidade vocal para o ator.
Downloads
Referências
ALEIXO, Fernando Manoel. Corporeidade da voz: voz do ator. Campinas: Editora Komedi, 2007.
ALEIXO, Fernando Manoel. Vocabulário poético do ator. Ouvir ou Ver, n. 4, p. 32-59, 2008.
ALEIXO, Fernando Manoel. Reflexões sobre aspectos pedagógicos relacionados ao trabalho vocal do ator. Moringa, v. 1. n. 1, p. 103-116, 2010.
ALEIXO, Fernando Manoel. Corpo-voz: performance da vocalidade. In: CALDEIRA, Solange Pimentel (Org.). III Seminário e Mostra de Dança Teatro. Coleção Caminhos da Dança Teatro no Brasil. Viçosa: Tribuna Editora, 2011. p. 291-294.
BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo/SP: Perspectiva, 2009.
BURNIER, Luis Otávio. A arte de ator – da técnica à representação. Campinas/SP: Unicamp, 2001.
CUBAS, Gabriela Pérez. La corporeidad y el poder realizador del actor. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 1, n. 2, p. 370-384, 2011.
FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas/SP: Unicamp, 2001.
MELO, Leonor Cristina Cabral. A voz como revelação do corpo: saúde e verdade na pedagogia vocal do ator. 2011. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2011.
POLAK, Ymiracy N. de Souza. O corpo como mediador da relação homem/mundo. Texto & Contexto em Enfermagem, v.6, n.3, p. 29-43, 1997.
SCORSOLINI-COMIN, Fabio; AMORIM, Katia de Souza. Corporeidade: uma revisão crítica da literatura científica. Revista de Psicologia, Belo Horizonte, v.14, n.1, p. 189- 214, 2008.
STEIN, Moira. Corpo e palavra. Porto Alegre/RS: Movimento, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Vagner de Souza Vargas, Denise Marcos Bussoletti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.