Poéticas performáticas da voz: explorando arquétipos vocais na corporeidade do ator

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31545

Palavras-chave:

Ressonadores vocais, Corporeidade, Arquétipos, Expressão vocal

Resumo

O processo de preparo para o trabalho teatral seja ele fundamentado na estética que for, implica em um constante comprometimento dos atores na pesquisa das técnicas mais adequadas para habilitar seu corpo e sua voz para o momento da apresentação. O trabalho que será relatado propõe uma breve reflexão sobre o processo utilizado para a criação de uma partitura cênica, a partir de um fragmento do texto Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, utilizando uma metodologia de trabalho com ressonadores vocais associados a determinados arquétipos. O objetivo geral do estudo aqui apresentado será o de descrever a maneira como essa metodologia foi aplicada, concebendo-a como uma poética performática da voz. Após a realização desse trabalho, observamos que essa metodologia nos conduziu à percepção de que esse processo se caracterizava por uma dramaturgia da corporeidade vocal para o ator.

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Biografia do Autor

Vagner de Souza Vargas, Universidade Federal de Pelotas

Musico. Ator, Licenciado em Teatro, pela Universidade Federal de Pelotas/RS

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Psicologia. Professora Associada. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas/RS.

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Publicado

2013-06-29

Como Citar

Vargas, V. de S., & Bussoletti, D. M. (2013). Poéticas performáticas da voz: explorando arquétipos vocais na corporeidade do ator. Boitatá, 8(15), 33–46. https://doi.org/10.5433/boitata.2013v8.e31545

Edição

Seção

Dossiê