Experiência com a literatura de cordel como atividade de estímulo à leitura no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e30686Palavras-chave:
Literatura de cordel, Educação, Atividade de leitura.Resumo
Este artigo mostra a contribuição da literatura de cordel como recurso didático no ambiente educacional, em especial nas atividades de leitura para desenvolvimento do hábito de ler, e consequentemente a formação de leitores críticos. No que diz respeito à metodologia é, no primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica, pois utilizamos como base o ponto de vista de diferentes autores contidos em livros, artigo científicos, site etc. Depois fizemos uma pesquisa de campo, com a utilização de questionários com perguntas abertas, os quais foram aplicados para os seguintes públicos: uma educadora, cinco cordelistas paraenses e dois pesquisadores do assunto cordel. E finaliza expondo uma análise de dados coletados correspondentes às respostas de algumas pessoas envolvidas com essa poesia popular, a fim de sabermos a opinião delas acerca da relevância da literatura de cordel como uma prática de leitura nas instituições de ensino, tendo em vista estimular o prazer pela leitura e a cultura popular.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ARAÚJO, Graziela Barros de; SANTOS, Rafaela Rocha dos. Literatura de cordel em sala de aula: resgate da cultura ou instrumento paradidático? In: Encontro Regional de Estudantes de Letras, 11, 2010, Santana.
CASA NOVA, Vera Lúcia. Cordel e biblioteca. R. Esc. Bibliotecon. [UFMG], Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 7-13, mar. 1982.
CASA NOVA, Vera Lúcia de Carvalho; BARBOSA, Rosaly Isabel Senra. Análise de uma experiência no Carro-Biblioteca da Escola de Biblioteconomia/UFMG com textos de Cordel. Cadernos de Biblioteconomia, Recife, v. 6, n. 1, p. 15-27, jun. 1983.
FERREIRA, Ana Paula de Oliveira. Literatura de cordel: um método de incentivo à leitura e escrita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: leitura e produção de textos) - Faculdade Atlântico, Cristinápolis, 2010. Disponível em:< http:// www.artigos.netsaber.com. de_cordel:_um_metodo_de_incentivo_ a_ leitura_e_escrita>. Acesso em: 26 jul. 2013. GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Cordel leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FERREIRA, Ana Paula de Oliveira. Oralidade, memória e a mediação do outro: práticas de letramento entre sujeitos com baixos níveis de escolarização – o caso do cordel (1930-1950). Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 115-142, dez. 2002. Disponível em:< http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 1 abr. 2013.
KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Tradução e adaptação de Bernadete Santos Campello et al. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LIMA, Stélio Torquato. Os PCN e as potencialidades didático-pedagógicas do cordel. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 35, n. 1, p. 133-139, jan./jun. 2013.
MENEZES NETO, Geraldo Magella de. Literatura de cordel: recurso didático no ensino de história. [S.l.], [200 -?], 11 p. Disponível em: http:// www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/.../Y9C8z3kr.doc. Acesso em: 6 abr. 2013.
NEGRÃO, Maria José da Trindade. Introdução à literatura de cordel. Letras, Curitiba, n. 23, p. 135-152, jun. 1975. Disponível em:< http://www. ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/letras/article/download/19663/12914 >. Acesso em: 30 jul. 2013.
PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag et al. Literatura de cordel: veículo de comunicação e educação em saúde. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 662-70, out./dez. 2007. 3.
SANTANA, Bruna B. S.; BATISTA, Raimunda B. Literatura de cordel: interdisciplinaridade em sala de aula. Boitatá, Londrina-PR, n. 4, p. 1-8 jui./dez. 2007. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/boitata/Volume-4-2007/ArtigoBruna e Raimunda.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2013.
SANTOS, Manuela Fonseca. A literatura de cordel. Revista de Estudiosos Iberoamericanos, [S.l.], n. 2, p. 85-86, jun. 2005.
SANTOS, Sirleide Vieira dos. Acorda cordel na sala de aula: a legitimação do povo para o povo. São Paulo: USP, 2012.
SILVA FILHO, Wilson Seraine da; SANTOS, Renato P. dos. O uso da literatura de cordel como texto auxiliar no ensino de Ciências no ensino fundamental. In: SIMPÓSIO SULBRASILEIRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS, 15. Anais... Canoas, RS: Ulbra, 2008.
SILVA, Rozilene Reis Bomfim da. O papel da leitura no processo de produção literária: uma análise de produções de cordel. In: ENCONTRO BAIANO DE ESTUDO EM CULTURA, 3., Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: [s. n.], [2012].
SILVA, Silvio Profirio da et al. Literatura de cordel: linguagem, comunicação, cultura, memória e interdisciplinaridade, Raído, Dourados, MS, v. 4, n. 7, p. 303-322, jan./jun. 2010.
CASA NOVA, Vera Lúcia. Cordel e biblioteca. R. Esc. Bibliotecon. [UFMG], Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 7-13, mar. 1982.
CASA NOVA, Vera Lúcia de Carvalho; BARBOSA, Rosaly Isabel Senra. Análise de uma experiência no Carro-Biblioteca da Escola de Biblioteconomia/UFMG com textos de Cordel. Cadernos de Biblioteconomia, Recife, v. 6, n. 1, p. 15-27, jun. 1983.
FERREIRA, Ana Paula de Oliveira. Literatura de cordel: um método de incentivo à leitura e escrita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: leitura e produção de textos) - Faculdade Atlântico, Cristinápolis, 2010. Disponível em:< http:// www.artigos.netsaber.com. de_cordel:_um_metodo_de_incentivo_ a_ leitura_e_escrita>. Acesso em: 26 jul. 2013. GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Cordel leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FERREIRA, Ana Paula de Oliveira. Oralidade, memória e a mediação do outro: práticas de letramento entre sujeitos com baixos níveis de escolarização – o caso do cordel (1930-1950). Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 115-142, dez. 2002. Disponível em:< http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 1 abr. 2013.
KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Tradução e adaptação de Bernadete Santos Campello et al. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LIMA, Stélio Torquato. Os PCN e as potencialidades didático-pedagógicas do cordel. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 35, n. 1, p. 133-139, jan./jun. 2013.
MENEZES NETO, Geraldo Magella de. Literatura de cordel: recurso didático no ensino de história. [S.l.], [200 -?], 11 p. Disponível em: http:// www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/.../Y9C8z3kr.doc. Acesso em: 6 abr. 2013.
NEGRÃO, Maria José da Trindade. Introdução à literatura de cordel. Letras, Curitiba, n. 23, p. 135-152, jun. 1975. Disponível em:< http://www. ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/letras/article/download/19663/12914 >. Acesso em: 30 jul. 2013.
PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag et al. Literatura de cordel: veículo de comunicação e educação em saúde. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 662-70, out./dez. 2007. 3.
SANTANA, Bruna B. S.; BATISTA, Raimunda B. Literatura de cordel: interdisciplinaridade em sala de aula. Boitatá, Londrina-PR, n. 4, p. 1-8 jui./dez. 2007. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/boitata/Volume-4-2007/ArtigoBruna e Raimunda.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2013.
SANTOS, Manuela Fonseca. A literatura de cordel. Revista de Estudiosos Iberoamericanos, [S.l.], n. 2, p. 85-86, jun. 2005.
SANTOS, Sirleide Vieira dos. Acorda cordel na sala de aula: a legitimação do povo para o povo. São Paulo: USP, 2012.
SILVA FILHO, Wilson Seraine da; SANTOS, Renato P. dos. O uso da literatura de cordel como texto auxiliar no ensino de Ciências no ensino fundamental. In: SIMPÓSIO SULBRASILEIRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS, 15. Anais... Canoas, RS: Ulbra, 2008.
SILVA, Rozilene Reis Bomfim da. O papel da leitura no processo de produção literária: uma análise de produções de cordel. In: ENCONTRO BAIANO DE ESTUDO EM CULTURA, 3., Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: [s. n.], [2012].
SILVA, Silvio Profirio da et al. Literatura de cordel: linguagem, comunicação, cultura, memória e interdisciplinaridade, Raído, Dourados, MS, v. 4, n. 7, p. 303-322, jan./jun. 2010.
Downloads
Publicado
2017-09-14
Como Citar
Corrêa, J. P. (2017). Experiência com a literatura de cordel como atividade de estímulo à leitura no ambiente escolar. Boitatá, 12(23), 179–194. https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e30686
Edição
Seção
Seção Livre
Licença
Copyright (c) 2017 Jean Pereira Corrêa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.