Composto residual da produção de Bactris gasipaes Kunth e Pleurotus ostreatus como condicionador de solo no cultivo de Lactuca sativa ‘Verônica’
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p581Palavras-chave:
Cogumelos lignocelulolíticos, Fertilidade de solo, Pupunha.Resumo
Uma avaliação do composto residual da produção de Bactris gasipaes Kunth (pupunha) (RP) e da produção de cogumelos Pleurotus ostreatus (RC) foram realizadas, estas foram utilizadas como condicionadores de solo no cultivo de Lactuca sativa ‘Verônica’. Após a adição de RP e RC pno solo, todos os tratamentos se comportaram de maneira semelhante, classificados como solo eutrófico em cada tratamento. Os tratamentos com maior adição de composto residual apresentaram maiores valores para largura da alface devido ao aumento do ângulo entre caule e folha resultante da falta de nitrogênio disponível para a planta. Os tratamentos com 5% de RP e RC, proporcionaram, respectivamente, uma diminuição no peso seco aéreo de 1,7 e 1,2 vezes, 44% e 22% respectivamente, em relação ao solo sem adição de composto residual. A adição de RP e RC como substrato no solo tende a diminuir o crescimento de alface em comparação ao solo sem composto residual. De maneira geral, quanto à possibilidade de substituição de fertilizantes químicos (NPK) por fertilização com RP e RC sem compostagem prévia, verificou-se que a sua adição não foi capaz de substituir a adubação NPK, obtendo-se parâmetros de peso seco da alface abaixo do nível comercial, com um período completo de compostagem de RP e RC considerado necessário para a incorporação de nitrogênio no solo. Cogumelos lignocelulíticos, como o Pleurotus spp., apresentam composto residual muito fibroso e baixo conteúdo em nitrogênio, requerendo um período completo de compostagem, para posterior utilização no enriquecimento de solo para diversas culturas agrícolas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.