Protocolo de renderização tridimensional de coração canino utilizando o software Materialise Mimics
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2025v46n1p93Palavras-chave:
Impressão 3D, Coração anatômico, Modelo tridimensional, Ensino.Resumo
A manufatura aditiva é um princípio de fabricação que tem o potencial de transformar o processo de ensino bidimensional a partir de imagens de tomografia computadorizada em tridimensional aumentando o interesse dos estudantes e o apreço tátil do ensino. O ensino de anatomia, tradicionalmente feito utilizando cadáveres, tem passado por renovações nos últimos anos como forma de encontrar metodologias ativas capazes de implementar soluções tecnológicas no ensino e reduzir a utilização de peças anatômicas cadavéricas que necessitam de cuidado e possuem alto custo para sua manutenção. Por sua vez, uma das estruturas mais complexas do estudo é o coração, uma bomba contrátil e propulsora que impulsiona o sangue oxigenado para toda a extensão de um indivíduo através do sistema cardiovascular. Ao observar a escassez de pesquisas que realizem a fabricação de biomodelos cardíacos por meio de um protocolo, o objetivo deste trabalho foi utilizar um protocolo de base capaz de ser reprodutível em outros modelos cardíacos utilizando o software Materialise Mimics como base para a seleção das regiões de interesse e renderização 3D. Ao final, foi impresso um espécime de coração canino da raça beagle em resina a partir da metodologia de fotopolimerização em cuba de impressão 3D para exemplificar a utilização do protocolo proposto.
Downloads
Referências
Bhagat, A., Vyas, R., & Singh, T. (2015). Students awareness of learning styles and their perceptions to a mixed method approach for learning. International Journal of Applied & Basic Medical Research, 5(Suppl. 1), S58-S65. doi: 10.4103/2229-516X.162281 DOI: https://doi.org/10.4103/2229-516X.162281
Borgeat, K., Shearn, A. I. U., Payne, J. R., Hezzell, M., & Biglino, G. (2022). Three-Dimensional Printed Models of the Heart Represent an Opportunity for Inclusive Learning. Journal of Veterinary Medical Education, 49(3), 346-352. doi: 10.3138/jvme-2020-0141 DOI: https://doi.org/10.3138/jvme-2020-0141
Farooqi, K. M., Gonzalez-Lengua, C., Shenoy, R., Sanz, J., & Nguyen, K. (2016). Use of a Three Dimensional Printed Cardiac Model to Assess Suitability for Biventricular Repair. World Journal for Pediatric & Congenital Heart Surgery, 7(3), 414-416. doi: 10.1177/2150135115610285 DOI: https://doi.org/10.1177/2150135115610285
Garcia, J., Yang, Z., Mongrain, R., Leask, R. L., & Lachapelle, K. (2018). 3D printing materials and their use in medical education: a review of current technology and trends for the future. BMJ Simulation & Technology Enhanced Learning, 4(1), 27-40. doi: 10.1136/bmjstel-2017-000234 DOI: https://doi.org/10.1136/bmjstel-2017-000234
Giannico, A. T., Lisboa, L. E. O., Denadai, B. B., Torres, M. F. P., & Foggiatto, J. A. (2023). Echocardiography and 3D printing: cardiac models for the education of dog owners. Semina: Ciencias Agrarias, 44(2), 881-894. doi: 10.5433/1679-0359.2023v44n2p881 DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0359.2023v44n2p881
Li, F., Liu, C., Song, X., Huan, Y., Gao, S., & Jiang, Z. (2018). Production of accurate skeletal models of domestic animals using three-dimensional scanning and printing technology. Anatomical Sciences Education, 11(1), 73-80. doi: 10.1002/ase.1725 DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1725
Lima, A. S., Machado, M., Pereira, R. C. R., & Carvalho, Y. K. (2019). Printing 3D models of canine jaw fractures for teaching undergraduate veterinary medicine. Acta Cirurgica Brasileira, 34(9), e201900906. doi: 10.1590/s0102-865020190090000006 DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-865020190090000006
Mogali, S. R., Yeong, W. Y., Tan, H. K. J., Tan, G. J. S., Abrahams, P. H., Zary, N., Low-Beer, N., & Ferenczi, M. A. (2018). Evaluation by medical students of the educational value of multi‐material and multi‐colored three‐dimensional printed models of the upper limb for anatomical education. Anatomical Sciences Education, 11(1), 54-64. doi: 10.1002/ase.1703 DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1703
Nelson, R. (2015). Small animal internal medicine. Grupo GEN.
Patra, A., Ravi, K. S., & Asghar, A. (2023). Reply to: Do virtual dissection tables add benefit to cadaver-based anatomy education? An evaluation. Morphologie: Bulletin de L'Association des Anatomistes, 107(356), 158-159. doi: 10.1016/j.morpho.2022.03.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.morpho.2022.03.003
Pawlina, W., & Drake, R. L. (2013). Anatomical models: don't banish them from the anatomy laboratory yet. Anatomical Sciences Education, 6(4), 209-210. doi: 10.1002/ase.1380 DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1380
Petersson, H., Sinkvist, D., Wang, C., & Smedby, Ö. (2009). Web‐based interactive 3D visualization as a tool for improved anatomy learning. Anatomical Sciences Education, 2(2), 61-68. doi: 10.1002/ase.76 DOI: https://doi.org/10.1002/ase.76
Salmi, M., Paloheimo, K.-S., Tuomi, J., Wolff, J., & Mäkitie, A. (2013). Accuracy of medical models made by additive manufacturing (rapid manufacturing). Journal of Cranio-Maxillo-Facial Surgery: Official Publication of the European Association for Cranio-Maxillo-Facial Surgery, 41(7), 603-609. doi: 10.1016/j.jcms.2012.11.041 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jcms.2012.11.041
Singh, B. (2019). Treatise on veterinary anatomy. Grupo GEN.
Suñol, A., Aige, V., Morales, C., López-Beltran, M., Feliu-Pascual, A. L., & Puig, J. (2019). Use of Three-Dimensional Printing Models for Veterinary Medical Education: Impact on Learning How to Identify Canine Vertebral Fractures. Journal of Veterinary Medical Education, 46(4), 523-532. doi: 10.3138/jvme.0817-109r DOI: https://doi.org/10.3138/jvme.0817-109r
Valverde, I., Gomez, G., Byrne, N., Anwar, S., Silva Cerpa, M. A., Martin Talavera, M., Pushparajah, K., & Velasco Forte, M. N. (2022). Criss-cross heart three-dimensional printed models in medical education: a multicenter study on their value as a supporting tool to conventional imaging. Anatomical Sciences Education, 15(4), 719-730. doi: 10.1002/ase.2105 DOI: https://doi.org/10.1002/ase.2105
Wang, Z., Liu, Y., Luo, H., Gao, C., Zhang, J., & Dai, Y. (2017). Is a three-dimensional printing model better than a traditional cardiac model for medical education? A pilot randomized controlled study. Acta Cardiologica Sinica, 33(6), 664. doi: 10.6515/ACS20170621A
Wilhite, R., & Wölfel, I. (2019). 3D Printing for veterinary anatomy: an overview. Anatomia, Histologia, Embryologia, 48(6), 609-620. doi: 10.1111/ahe.12502 DOI: https://doi.org/10.1111/ahe.12502
Yammine, K., & Violato, C. (2016). The effectiveness of physical models in teaching anatomy: a meta-analysis of comparative studies. Advances in Health Sciences Education: Theory and Practice, 21(4), 883-895. doi: 10.1007/s10459-015-9644-7 DOI: https://doi.org/10.1007/s10459-015-9644-7
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz Eduardo Oliveira Lisboa, Amália Turner Giannico, Maria Fernanda Pioli Torres, José Aguiomar Foggiatto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento 88887695242202200