Ecocardiografia e impressão 3D: modelos cardíacos para a educação de tutores de cães

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2023v44n2p881

Palavras-chave:

Coração anatômico, Ecocardiografia, Modelo tridimensional, Medicina veterinária, Impressão 3D.

Resumo

A manufatura aditiva ou impressão 3D é um novo método para a criação de modelos anatômicos humanos e veterinários, que torna a educação de alunos e profissionais da área da saúde mais completa, além de auxiliar o entendimento dos próprios pacientes. Na área da cardiologia, esta técnica pode auxiliar de maneira eficiente a avaliação das alterações cardíacas para o paciente durante as consultas médicas, atrelando um sentimento de envolvimento com a equipe médica. Da mesma maneira, é possível utilizar a impressão 3D para o entendimento da técnica ecocardiográfica, onde é necessário conhecimento conceitual da anatomia do coração e a capacidade de traduzir uma imagem de ultrassonografia bidimensional em uma ideia tridimensional. Este artigo teve como objetivo desenvolver modelos cardíacos 3D imprimíveis, com o intuito de demonstrar cortes cardíacos utilizados na ecocardiografia e utilizá-los para ensinar os tutores de cães, avaliando sua adequação como ferramenta para melhor compreensão do exame ecocardiográfico. Imagens em DICOM de um exame de tomografia computadorizada de uma cadela foi adquirida para criação, edição e impressão dos diferentes modelos em 3D, que representam os cortes ecocardiográficos. Os modelos cardíacos em 3D foram validados por tutores de cães por meio de um questionário de avaliação elaborado em uma escala Likert, após acompanhamento do exame ecocardiográfico com uma explicação pelo ecocardiografista utilizando os modelos impressos. Um total de 30 tutores de cães participaram do estudo. Em todas as sete perguntas do questionário, foram observadas em sua grande maioria respostas positivas, sendo elas com concordância parcial ou total dos participantes. Até o momento não foram encontrados na literatura estudos com modelos de coração desenvolvidos para a educação clínica dos tutores de cães. Os resultados revelam que o uso dos modelos impressos em 3D é eficaz para melhorar a compreensão do exame ecocardiográfico e é viável no fluxo de trabalho diário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amália Turner Giannico, Universidade Federal do Paraná

Dra. Pesquisadora em Engenharia Mecânica e de Materiais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Luiz Eduardo Oliveira Lisboa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Aluno do Curso de Mestrado do Programa de Mecânica e Materiais, UTFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Bruno Benegra Denadai, Federal University of Technology – Paraná (UTFPR)

Aluno do Curso de Graduação, UTFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Maria Fernanda Pioli Torres, Universidade Federal do Paraná

Profa. Dra. de Anatomia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

José Aguiomar Foggiatto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Prof. Dr., Curso de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, UTFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Referências

Anwar, S., Singh, G. K., Miller, J., Sharma, M., Manning, P., Billadello, J. J., Eghtesady, P., & Woodard, P. K. (2018). 3D printing is a transformative technology in congenital heart disease. JACC: Basic to Translational Science, 3(2), 294-312. doi: 10.1016/j.jacbts.2017.10.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jacbts.2017.10.003

Awori, J., Friedman, S. D., Chan, T., Howard, C., Seslar, S., Soriano, B. D., & Buddhe, S. (2021). 3D models improve understanding of congenital heart disease. 3D Printing in Medicine, 7(1), 26. doi: 10.1186/s41205-021-00115-7 DOI: https://doi.org/10.1186/s41205-021-00115-7

Biglino, G., Capelli, C., Wray, J., Schievano, S., Leaver, L., Khambadkone, S., Giardini, A., Derrick, G., Jones, A., & Taylor, A. (2015). 3D-manufactured patient-specific models of congenital heart defects for communication in clinical practice: feasibility and acceptability. BMJ Open, 5(4), e007165. doi: 10.1136/bmjopen-2014-007165 DOI: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2014-007165

Borgeat, K., Shearn, I. U. A., Payne, J. R., Hezzell, M., & Biglino, G. (2022). Three-dimensional printed models of the heart represent an opportunity for inclusive learning. The Journal of Veterinary Medical Education, 49(3), 346-352. doi: 10.3138/jvme-2020-0141 DOI: https://doi.org/10.3138/jvme-2020-0141

George, D. K., Ty, M. C., Rick, S., Jillian, K., & Robert, M. G. (2008). Unmasking the effects of student engagement on first-year college grades and persistence. The Journal of Higher Education, 79(5), 540-563. doi: 10.1353/jhe.0.0019 DOI: https://doi.org/10.1353/jhe.0.0019

Gosnell, J., Pietila, T., Samuel, B. P., Kurup, H. K. N., Haw, M. P., & Vettukattil, J. J. (2016). Integration of computed tomography and three-dimensional echocardiography for hybrid three-dimensional printing in congenital heart disease. The Journal of Digital Imaging, 29(6), 665-669. doi: 10.1007/s10278-016-9879-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s10278-016-9879-8

Kiraly, L., Kiraly, B., Szigeti, K., Tamas, C. Z., & Daranyi, S. (2019). Virtual museum of congenital heart defects: digitization and establishment of a database for cardiac specimens. Quantitative Imaging in Medicine and Surgery, 9(1), 115-126. doi: 10.21037/qims.2018.12.05 DOI: https://doi.org/10.21037/qims.2018.12.05

Landis, J. R., & Koch, G. G. (1977). The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics, 33(1), 159-174. DOI: https://doi.org/10.2307/2529310

Liaw, C., & Guvendiren, M. (2017). Current and emerging applications of 3D printing in medicine. Biofabrication, 9(2), 024102. doi: 10.1088/1758-5090/aa7279 DOI: https://doi.org/10.1088/1758-5090/aa7279

Moscova, M., Bryce, D. A., Sindhusake, D., & Young, N. (2015). Integration of medical imaging including ultrasound into a new clinical anatomy curriculum. Anatomical Sciences Education, 8(3), 205-220. doi: 10.1002/ase.1481 DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1481

Pawlina, W., & Drake, R. L. (2013). Anatomical models: don’t banish them from the anatomy laboratory yet. Anatomical Sciences Education, 6(4), 209-210. doi: 10.1002/ase.1380 DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1380

Valverde, I. (2017). Three-dimensional printed cardiac models: applications in the field of medical education, cardiovascular surgery, and structural heart interventions. Revista Española de Cardiología, 70(4), 282-291. doi: 10.1016/j.rec.2017.01.012 DOI: https://doi.org/10.1016/j.rec.2017.01.012

Valverde, I., Gomez, G., Byrne, N., Anwar, S., Cerpa, M. A. S., Talavera, M. M., Pushparajah, K., & Forte, M. N. V. (2022). Criss-cross heart three-dimensional printed models in medical education: A multicenter study on their value as a supporting tool to conventional imaging. Anatomical Sciences Education, 5(4), 719-730. doi: 10.1002/ase.2105 DOI: https://doi.org/10.1002/ase.2105

Vukicevic, M., Mosadegh, B., Min, J. K., & Little, S. H. (2017). Cardiac 3D printing and its future directions. JACC: Cardiovasc Imaging, 10(2), 171-184. doi: 10.1016/j.jcmg.2016.12.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jcmg.2016.12.001

Wilhite, R., & Wölfel, I. (2019). 3D Printing for veterinary anatomy: an overview. Anatomia, Histologia, Embryologia, 48(6), 609-620. doi: 10.1111/ahe.12502 DOI: https://doi.org/10.1111/ahe.12502

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

Giannico, A. T., Lisboa, L. E. O., Denadai, B. B., Torres, M. F. P., & Foggiatto, J. A. (2023). Ecocardiografia e impressão 3D: modelos cardíacos para a educação de tutores de cães. Semina: Ciências Agrárias, 44(2), 881–894. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2023v44n2p881

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.