Acurácia da radiografia abdominal na determinação do número de fetos de cadelas em duas idades gestacionais

Autores

  • Daniela Aparecida Ayres Garcia Universidade Federal do Paraná
  • Mariana Regina Rompkovski Universidade Federal do Paraná
  • Elaine Mayume Ueno Gil Universidade Federal do Paraná
  • Amália Turner Giannico Universidade Federal do Paraná
  • Tilde Rodrigues Froes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3769

Palavras-chave:

Contagem fetal, Cão, Exame radiográfico, Gestação.

Resumo

 

A radiografia de abdome é considerada a técnica mais precisa para a contagem do número de fetos. No entanto, há discordância na literatura sobre o momento ideal para realizar o exame para obter a contagem fetal mais precisa. Os objetivos deste estudo foram comparar, em dois períodos de gestação, a precisão da contagem fetal em cadelas a partir de radiografias digitais e analisar os possíveis fatores complicadores. Foram realizadas 58 radiografias abdominais de 38 cadelas analisadas por dois observadores em duas fases da gestação. A primeira fase (Grupo I) incluiu cadelas entre 45 e 48 dias de gestação, e a segunda (Grupo II) cadelas entre 54 e 57 dias de gestação. O índice de concordância Kappa para dados categóricos indicaram concordância entre os observadores. Não obstante, o acordo entre os observadores foi menor no Grupo I do que no Grupo II. O valor estimado do coeficiente de Pearson para o Grupo I foi fraco e positivo para a correlação entre o observador 1 e 2 e o número de filhotes nascidos. No Grupo II, houve correlação significativa entre a contagem e o número de filhotes nascidos. Conclui-se que o exame radiográfico não é um método acurado para a determinação do número de fetos entre 45 e 48 dias de gestação e que o tempo ideal para realizar o exame é entre 54 e 57 dias de gestação, momento em que o crânio do feto é totalmente visível na radiografia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela Aparecida Ayres Garcia, Universidade Federal do Paraná

Discente, Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Paraná, PPGCV/UFPR, Curitiba, PR. Brasil.

Mariana Regina Rompkovski, Universidade Federal do Paraná

Discente de Graduação, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Elaine Mayume Ueno Gil, Universidade Federal do Paraná

Discente, Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Paraná, PPGCV/UFPR, Curitiba, PR. Brasil.

Amália Turner Giannico, Universidade Federal do Paraná

Discente, Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Paraná, PPGCV/UFPR, Curitiba, PR. Brasil.

Tilde Rodrigues Froes, Universidade Federal do Paraná

Profª, UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Garcia, D. A. A., Rompkovski, M. R., Gil, E. M. U., Giannico, A. T., & Froes, T. R. (2015). Acurácia da radiografia abdominal na determinação do número de fetos de cadelas em duas idades gestacionais. Semina: Ciências Agrárias, 36(6), 3769–3776. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3769

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)