Produção de feijão-caupi sob efeito de veranico nos sistemas de plantio direto e convencional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3683Palavras-chave:
Vigna unguiculata (L.) Walp, Cobertura do solo, Estresse hídrico, Rendimento de grãos, Componentes de produção.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de diferentes períodos de deficiência hídrica, nos sistemas de plantio direto e convencional, sobre os componentes de produção e rendimento de grãos de feijão-caupi, na Região de Mossoró-RN. Para isso, foi realizado um experimento utilizando-se dois sistemas de plantio (convencional e direto) submetidos a períodos de suspensão da irrigação (2; 6; 10; 14; 18 e 22 dias), iniciados por ocasião do florescimento (34 dias após a semeadura). A colheita foi realizada aos 70 dias após a semeadura, sendo colhida uma das linhas da área útil, correspondendo a uma linha de 4 m por subparcela, as variáveis avaliadas foram: comprimento de vagens (CV); número de grãos por vagem (NGV); número de vagens por planta (NVP); peso de cem grãos em gramas (PCG) e rendimento de grãos (kg ha-1). O sistema de plantio direto é mais produtivo do que o convencional sob irrigação e em condição de estresse. Os períodos de veranico influenciaram negativamente o rendimento de grãos e todos os componentes de produção estudados, com exceção do peso de cem grãos. Entre os sistemas estudados, o plantio direto foi o que proporcionou maiores valores para os componentes de produção, exceto peso de cem grãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.