Teste de tetrazólio em sementes de timbaúba
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n6p2967Palavras-chave:
Enterolobium contortisiliquum, Potencial fisiológico, Viabilidade.Resumo
O teste de tetrazólio tem se mostrado uma alternativa promissora na determinação da viabilidade e do vigor da semente de espécies florestais pela qualidade e rapidez na obtenção dos dados. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido objetivando-se padronizar a metodologia de condução do teste de tetrazólio para a avaliação da qualidade fisiológica de lotes de sementes de timbaúba. Para avaliar qualidade fisiológica das sementes os quatro lotes foram submetidos às seguintes determinações: teor de água, teste de germinação, primeira contagem e velocidade de germinação. Quatro repetições, com 25 sementes de cada lote, foram submersas em solução de tetrazólio nas concentrações de 0,1; 0,07 e 0,050%, e mantidas no escuro a 35 °C, por períodos de 1; 3 e 6 horas. Decorridos os períodos de coloração, as sementes foram lavadas, seccionadas longitudinalmente entre os cotilédones e classificados em viáveis e não viáveis. A exposição das sementes pelos períodos de uma hora e de seis horas mostrou-se inadequada para a condução do teste de tetrazólio, uma vez que não promoveu a coloração adequada a interpretação dos resultados. O teste de tetrazólio é uma alternativa viável para a avaliação de vigor de lotes de timbaúba. Para condução do teste recomenda-se a escarificação das sementes seguida de embebição em água por 24 horas e retirada do tegumento, com posterior imersão das sementes por três horas em solução de tetrazólio de 0,075%, a 35 ºC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.