Hidrocondicionamento e armazenamento de sementes de melão
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n1p57Palavras-chave:
Cucumis melo L., Testes de vigor, Germinação.Resumo
A técnica de hidratação controlada das sementes vem sendo utilizada como método de condicionamento fisiológico objetivando melhorar o desempenho destas no campo. O trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do hidrocondicionamento fisiológico de sementes de melão durante o armazenamento. Foram realizados testes de germinação, primeira contagem de germinação, emergência de plântulas em casa de vegetação e envelhecimento acelerado. Utilizaram-se quatro lotes de sementes de melão de dois híbridos, Imperial e Gaúcho. O condicionamento fisiológico foi avaliado durante os períodos de armazenamentos de 0, 30, 60 e 90 dias, sob condições controladas de 15ºC e 45% UR. As sementes condicionadas de melão e armazenadas por 90 dias apresentam resultados superiores de germinação, primeira contagem de germinação, emergência de plântulas e envelhecimento acelerado quando comparadas com as sementes que não foram submetidas a esse tratamento. O armazenamento de sementes de melão em condições controladas (15ºC e 45% UR) permite a manutenção dos efeitos benéficos do hidrocondicionamento pelo período de 90 dias.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.