Teste de envelhecimento acelerado para avaliação do potencial fisiológico em sementes de coentro

Autores

  • Maria Francisca Soares Pereira Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Salvador Barros Torres Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Paulo César Ferreira Linhares Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p595

Palavras-chave:

Coriandrum sativum, Apiaceae, Vigor, Potencial fisiológico.

Resumo

 

Os testes de vigor são essenciais em programas de controle de qualidade de sementes e, o de envelhecimento acelerado é considerado como um dos mais difundidos para a avaliação do vigor das sementes de várias espécies cultivadas, sendo capaz de proporcionar informações com alto grau de precisão. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo estudar a metodologia do teste de envelhecimento acelerado, visando à identificação de diferentes níveis de vigor de lotes de sementes de coentro (Coriandrum sativum L.). Para isso, quatro cultivares (Português, Super Verdão, Taboca e Verdão), representadas por três lotes de sementes cada, foram submetidas às seguintes avaliações: germinação, primeira contagem do teste de germinação, emergência de plântulas, índice de velocidade de emergência, altura de plântulas, massa da matéria seca da parte aérea da plântula, envelhecimento acelerado pelos procedimentos tradicional e em solução saturada de NaCl (38 e 41ºC durante 48, 72 e 96 horas) e grau de umidade no início dos testes e, após a incubação para o teste de envelhecimento acelerado. O delineamento estatístico utilizado foi o inteiramente casualizado, no esquema fatorial 3 x 2 x 3 (lote x temperatura x período de envelhecimento), com quatro repetições para cada cultivar e teste. O teste de envelhecimento acelerado no procedimento tradicional a 41ºC/48 horas e em solução saturada de NaCl por 41ºC/72 horas, apresenta sensibilidade para avaliação do potencial fisiológico de sementes de coentro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Francisca Soares Pereira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Enga Agra, Drª em Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Deptº de Ciências Vegetais, DCV, Mossoró, RN.

Salvador Barros Torres, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engo Agro, Dr. em Fitotecnia, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, EMPARN, UFERSA, DCV, Mossoró, RN.

Paulo César Ferreira Linhares, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engo Agro, Dr. em Fitotecnia, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, EMPARN, UFERSA, DCV, Mossoró, RN.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

Pereira, M. F. S., Torres, S. B., & Linhares, P. C. F. (2015). Teste de envelhecimento acelerado para avaliação do potencial fisiológico em sementes de coentro. Semina: Ciências Agrárias, 36(2), 595–606. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p595

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.