Alelopatia de extratos de espécies da caatinga sobre sementes de meloeiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p557Palavras-chave:
Cucumis melo L., Amburana cearensis, Ziziphus joazeiro, Caesalpinia férrea, Erythrina velutina.Resumo
A cultura do melão tem grande importância socioeconômica no Brasil. O estudo do efeito alelopático de extratos de espécies da caatinga poderá indicar aqueles que poderiam ser usados no controle de invasoras da cultura, mas os extratos não podem afetar o melão. O objetivo do trabalho foi avaliar os extratos de folhas e sementes de cumaru (Amburana cearenses A.C. Smith), juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart.), jucá (Caesalpinia ferrea Mart. ex Tul. var. ferrea) e mulungu (Erythrina velutina Willd.) na emergência de plântulas de melão (Cucumis melo L.). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado no esquema fatorial 8x5 (oito tipos de extratos e cinco concentrações) em quatro repetições com 20 sementes. Os tipos de extratos foram: a) extrato de folhas de cumaru, b) extrato de sementes de cumaru, c) extrato de folhas de juazeiro, d) extrato de sementes de juazeiro, e) extrato de folhas de jucá, f) extrato de sementes de jucá, g) extrato de folhas de mulungu, f) extrato de sementes de mulungu e as concentrações de cada extrato foram a) 1%, b) 0,5%, c) 0,25%, d) 0,125% e e) 0%. Foram avaliadas a porcentagem e índice de velocidade de emergência, porcentagem de plântulas anormais, massa seca da plântula, comprimento da parte aérea e da raiz da plântula. Os extratos de sementes de cumaru impediram a germinação de melão e os extratos de sementes de mulungu não afetaram a germinação. Os extratos de folhas de cumaru, de juazeiro e sementes de jucá causaram maior porcentagem de plântulas anormais de melão, as quais apresentaram ausência de pelos absorventes na raiz, raízes necrosados, escurecimento e endurecimento do ápice radicular, geotropismo negativo e raízes deformadas. Os extratos de mulungu podem ser usados na cultura do melão para controlar invasoras, mas os extratos de folhas de cumaru, de juazeiro e de sementes de jucá podem ser usados na cultura do melão apenas após a emergênciaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.