Local e extensão da digestão de aminoácidos em bovinos leiteiros alimentados com milho e seus subprodutos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n1p421Keywords:
Extrusão, Farelo de gérmen, Lisina, Metionina, Rúmen.Abstract
O estudo foi realizado para avaliar o local e a extensão da digestão da matéria seca (MS), proteína bruta (PB), metionina (Met), lisina (Lys) e treonina (Thr) em milho e seus derivados obtidos a partir do gérmen de milho, com diferentes quantidades de extrato etéreo (EE), extrusados ou não, oferecidos para gado leiteiro. Os tratamentos consistiram em oito tipos de alimentos, em arranjo fatorial 4 x 2: quatro dietas (grão de milho moído (Milho); farelo de gérmen de milho com 1% de EE (CG1); farelo de gérmen de milho com 7% de EE (CG7); farelo de gérmen de milho com 10% de EE (CG10)), e dois processamentos extrusado (Ex) e não extrusado. Utilizou-se a técnica in situ para obter a digestão total e parcial no trato da MS, PB, Met, Lys e Thr. A ração básica foi composta de farelo de gérmen de milho, farelo de soja e feno de coastcross numa relação volumoso:concentrado de 70%:30%. Não houve interação (P>0,05) entre dieta e processamento. A extrusão melhorou a digestibilidade total da MS do milho, mas não para a PB. A digestibilidade intestinal foi similar (P>0,05) entre milho e farelo de gérmen de milho com 7 e 10% de EE, independente da extrusão ou não. Sem extrusão, a digestibilidade total da PB do farelo de gérmen de milho com 1% de EE foi 16,62% maior (P<0,05), em relação a forma extrusada. A melhor digestibilidade total da PB foi obtida para farelo de germen de milho com 7% de EE, independentemente do processo. Efeitos sobre parcial ou digestibilidade total depende do aminoácido. Concluiu-se que o milho e subprodutos da extrusão poderia melhorar a digestibilidade da MS, mas não influencia necessariamente a PB. A digestibilidade ruminal e intestinal da Met, Lys e Thr depende da dieta e processamento. Portanto, a disponibilidade de aminoácidos deve ser considerada individualmente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.