Fontes de fósforo associadas à inoculação com Pseudomonas fluorescens no desenvolvimento e produtividade do milho
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p57Palavras-chave:
Zea mays L., Rizobactérias, Biomassa, Promotores de crescimento, Componentes de produção.Resumo
A utilização crescente de fertilizantes para elevar a disponibilidade de P para as plantas tem promovido um forte impacto econômico no setor agrícola. Visando a melhor eficiência do uso dos fertilizantes fosfatados, este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de fontes de P associados à inoculação com Pseudomonas fluorescens via sementes, no desenvolvimento e nos componentes de produção de plantas de milho. O experimento foi conduzido a campo, em esquema fatorial 6x2, em blocos casualizados, com quatro repetições. Foram aplicados 120 kg ha-1 de P via solo por meio de seis fontes: Superfosfato Triplo (SFT), Gafsa, Itafós, SFT+Gafsa e SFT+Itafós, além do controle (sem P). As sementes da cultivar AG 8088 foram submetidas à inoculação ou não com Pseudomonas fluorescens da Estirpe 1008. As variáveis analisadas no florescimento foram: altura de plantas (AP), altura da inserção da espiga (AIE), diâmetro do colmo (DC), área foliar (AF), massa seca de folhas (MSF), massa seca total (MST) e teor de P foliar (PF). Na colheita, realizou-se a avaliação dos componentes de produção: número de grãos por espiga (NG), massa de 100 grãos (M100), teor de P nos grãos (PG), produtividade de grãos (PROD), índice de colheita (IC) e eficiência agronômica relativa (EAR). A inoculação com P. fluorescens via sementes incrementou a AIE e AP quando utilizado SFT. No controle a inoculação da rizobactéria resultou em 87% de EAR. As aplicações de SFT+Itafós e SFT+Gafsa podem ser uma alternativa para os sistemas agrícolas, visando a menor utilização de fosfatos acidulados. O desempenho produtivo do milho não foi alterado pelas fontes de P e níveis de inoculação com P. fluorescens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Danilo Pinceli Chaves, Claudemir Zucareli, Adilson de Oliveira Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













