Ganho de peso e características da carcaça de cordeiros recebendo diferentes níveis de energia na ração
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p935Palavras-chave:
Correlação, Desempenho, Medidas objetivas, Produção, Ovinos, RendimentoResumo
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a influência de diferentes níveis de energia na ração sobre o desempenho e características da carcaça de ovinos terminados em confinamento e abatidos aos 32 quilos de peso vivo. Foram avaliados três tratamentos: 2,23, 2,54 e 2,85 Mcal de EM/kg de MS, sendo o último tratamento, a recomendação estipulada pelo National Research Council - NRC (1985), para cordeiros com ganhos diários de 250 gramas. Foram utilizados 18 cordeiros inteiros, seis por tratamento, mestiços Texel, alimentados com rações isoprotéicas (16,70% PB). As recomendações de energia propostas pelo NRC (1985) propiciaram ganhos de peso menores do que os esperados. O nível de energia teve efeito linear (P < 0,05) sobre o ganho de peso (y =-190+141X). Portanto, dietas com maior aporte energético propiciaram maior ganho de peso e consequentemente reduziram o tempo para a terminação dos cordeiros. Carcaças de animais abatidos com pesos similares apresentaram características morfológicas diferentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.