Prevalência e fatores de risco associados às infecções por Leishmania spp. e Trypanosoma cruzi em cães atendidos em clínicas veterinárias de João Pessoa, Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p2293Palavras-chave:
Leishmaniose, Doença de Chagas, Ambiente urbano, Cães domiciliados, Nordeste do Brasil.Resumo
O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência e os fatores de risco associados à infecção por Leishmania spp. e Trypanosoma cruzi em cães atendidos em clínicas veterinárias na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil. Foram utilizadas 384 cães procedentes de atendimentos de 34 clínicas veterinárias no período de abril de 2015 a maio de 2016. Para diagnóstico sorológico da leishmaniose visceral canina (LVC) e doença de Chagas (DC) foi empregada a reação de imunofluorescência indireta (RIFI). Os soros reagentes para ambas as infecções foram submetidos a uma prova confirmatória utilizando o ELISA S7. A soroprevalência para Leishimania spp. foi de 2,8% (11/384), e para T.cruzi foi de 1,5% (6/384). Dois animais foram positivos para ambos os parasitas. A variável acesso à rua foi identificada como fator de risco para infecção por Leishmania spp. (OR= 4,81; IC 95% = 1,23 -18,75). Conclui-se que os cães atendidos em clínicas veterinárias de João Pessoa estão expostos às infecções por Leishmania spp. e T. cruzi, bem como sugere-se maiores cuidados com cães que tem acesso à rua.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.