Anticorpos anti-Toxoplasma gondii e fatores de risco em mamíferos do Zoológico de Sorocaba, São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2845Palavras-chave:
Epidemiologia, Toxoplasmose, Animais selvagens, Zoológico.Resumo
Toxoplasmose é uma zoonose parasitária com distribuição mundial e diversas espécies silvestres estão envolvidas na manutenção do patógeno no ambiente, seja como hospedeiro definitivo ou intermediário. O objetivo do estudo foi pesquisar anticorpos de Toxoplasma gondii e os fatores de risco relacionados com a infecção de mamíferos do Zoológico de Sorocaba, Estado de São Paulo, Brasil. Foram coletadas 153 amostras de soro dos animais e realizado teste de aglutinação modificada (MAD, ponto de corte 16). Sessenta e dois (40,5%; IC95% 33,1-48,5%) animais foram soropositivos, com diferentes títulos. Diferenças significativas foram observadas com relação a idade dos animais, origem, presença de animais de vida livre dentro dos recintos e hábitos alimentares, utilizando análise univariada (p ? 0,05). A análise pela regressão logística multivariada mostrou que apenas idade (p = 0.03) foi significativo no estudo. Animais adultos apresentaram 3,5 vezes mais chance de se tornarem infectados que os jovens. Com relação aos hábitos alimentares, animais herbívoros (80%) e carnívoros (46,5%) foram os mais afetados. Esses resultados ressaltam a presença do T. gondii nos animais dos zoológicos brasileiros e sugerem contínua transmissão no zoológico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.