Parâmetros nutricionais e metabólicos de ovinos alimentados com volumoso extrusado em comparação com a silagem de milho
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1795Palavras-chave:
Extrusão, Nutrição, Ovis Áries, Ruminantes.Resumo
Objetivou-se, com este estudo, avaliar o efeito da utilização do volumoso extrusado sobre os parâmetros nutricionais e metabólicos em ovinos. Para isso utilizou-se dezoito ovelhas com idade média de 3 (três) anos, alocadas em gaiolas metabólicas, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado em dois tratamentos: silagem de milho e volumoso extrusado. O CMS e consumo de água foram calculados pela diferença entre ofertado e sobra. A movimentação ruminal foi obtida através de auscultação do rúmen por cinco minutos, a glicemia e os metabólitos energéticos e proteicos através de coleta de sangue por venopunção jugular, e o comportamento ingestivo por observação a cada 5 minutos durante 24 horas. O CMS quando expresso em porcentagem do peso corporal e em relação ao peso metabólico foi maior para o tratamento com volumoso extrusado em todas as unidades estudadas, o que se deve a melhor digestibilidade da matéria seca da ração. A movimentação ruminal foi menor e a digestibilidade da matéria seca (DMS), glicemia e o consumo de água bebida maior para o tratamento com o volumoso extrusado. Os animais alimentados com o volumoso extrusado reduziram o tempo de ruminação e mastigação total, consequentemente aumentaram a eficiência de ingestão, ruminação e mastigação total. A concentração sanguínea de glicose e ureia foi maior para o tratamento com o volumoso extrusado, enquanto a concentração do colesterol foi menor. Conclui-se que o uso do volumoso extrusado promove melhoria nos parâmetros nutricionais de ovinos, aumentando CMS e DMS, e reduzindo tempos de ruminação de mastigação, sem provocar transtornos no metabolismo energético e proteico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.