Efeito de diferentes níveis de suplementação concentrada sobre o desempenho reprodutivo de vacas leiteiras mantidas a pasto

Autores

  • Rafael Salmazo Secretaria de Agricultura e Abastecimento
  • Ivone Yurika Mizubuti Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda Barros Moreira Universidade Estadual de Londrina
  • Marco Antonio da Rocha Universidade Estadual de Londrina
  • Edson Luis de Azambuja Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Marcelo Marcondes Seneda Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Tadatoshi Hiroki Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural
  • Cristina Célia Krawulski Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural
  • André Gomiro Rigo
  • Rafael Vasconcelos Schroeder

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p731

Palavras-chave:

Alimentação, Balanço energético, Bovino, Pré-parto, Pós-parto.

Resumo

Este experimento teve como objetivo avaliar os efeitos de diferentes níveis de suplementação concentrada nos períodos pré-parto e pós-parto, sobre o desempenho reprodutivo de vacas leiteiras mantidas a pasto. Utilizaram-se 54 vacas em delineamento experimental inteiramente casualizado, distribuídas em esquema fatorial 3x2 , sendo 3 tratamentos, 2 períodos e 9 repetições por tratamento. Os tratamentos compreenderam diferentes níveis de suplementação de concentrado (em base seca) nos períodos pré-parto (PRE): PRE1= 0% do PV; PRE = 0,5% do PV; PRE = 1,0% do PV; e no pós-parto (POS): POS1= 1kg para cada 2,5 kg de leite produzido; POS = 1kg para cada 2,0kg de leite produzido e POS = 1kg para cada 1,5kg de leite produzido, acima de 6 kg de leite por dia. Os animais foram submetidos à avaliação ultrasonográfica e de escore corporal a cada 7 dias. No período avaliado, 20 animais apresentaram cio e 13 animais conceberam. A média de intervalo entre parto-primeiro cio foi de 53 ,13 dias (p < 0,05). Com o aumento do nível de suplementação pós-parto, aumentou-se o número de animais que entraram em cio, sendo de 2, 4 e 7 animais para os tratamentos 1,2 e 3, respectivamente. O único tratamento em que todos os animais conceberam, foi o tratamento PRE e POS . Houve maior número de concepções entre os animais que receberam tratamento 2 e3 , tanto no pré quanto no pósparto, em relação aos que receberam o tratamento 1 (p < 0,05). O aumento do nível de suplementação nos tratamentos pré e pós-parto, provocaram diminuição linear do número de semanas para início de atividade folicular (IAF) e início de crescimento folicular (ICF). Houve correlação negativa entre o IAF (-0, 4), ICF (-0, 1) e escore corporal ao parto. Conclui-se que, o aumento no nível de suplementação tanto no pré quanto no pós-parto, aumenta a quantidade de animais que manifestam cio e concebem nos primeiros 120 dias pós-parto, assim como na manutenção da gestação. Ocorre diminuição linear no tempo para IAF e ICF à medida que se aumenta o nível de suplementação no pré e pós-parto, sendo estes correlacionados com o escore corporal ao parto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Salmazo, Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Médico Veterinário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento- Paraná.

Ivone Yurika Mizubuti, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. do Departamento de Zootecnia e do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Fernanda Barros Moreira, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. do Departamento de Zootecnia e do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Marco Antonio da Rocha, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. do Departamento de Zootecnia e do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Edson Luis de Azambuja Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. do Departamento de Zootecnia e do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Marcelo Marcondes Seneda, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. do Departamento de Zootecnia e do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

 

 

 

 

Paulo Tadatoshi Hiroki, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural

Médico Veterinário. Emater, Londrina, PR.

Cristina Célia Krawulski, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural

Agrônoma. Emater, Jaguapitã, PR.

André Gomiro Rigo

Médicos Veterinários.

Rafael Vasconcelos Schroeder

Médicos Veterinários.

Downloads

Publicado

2008-09-27

Como Citar

Salmazo, R., Mizubuti, I. Y., Moreira, F. B., Rocha, M. A. da, Ribeiro, E. L. de A., Seneda, M. M., … Schroeder, R. V. (2008). Efeito de diferentes níveis de suplementação concentrada sobre o desempenho reprodutivo de vacas leiteiras mantidas a pasto. Semina: Ciências Agrárias, 29(3), 731–740. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p731

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.