Efeito de diferentes níveis de suplementação concentrada sobre o desempenho reprodutivo de vacas leiteiras mantidas a pasto
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p731Palavras-chave:
Alimentação, Balanço energético, Bovino, Pré-parto, Pós-parto.Resumo
Este experimento teve como objetivo avaliar os efeitos de diferentes níveis de suplementação concentrada nos períodos pré-parto e pós-parto, sobre o desempenho reprodutivo de vacas leiteiras mantidas a pasto. Utilizaram-se 54 vacas em delineamento experimental inteiramente casualizado, distribuídas em esquema fatorial 3x2 , sendo 3 tratamentos, 2 períodos e 9 repetições por tratamento. Os tratamentos compreenderam diferentes níveis de suplementação de concentrado (em base seca) nos períodos pré-parto (PRE): PRE1= 0% do PV; PRE = 0,5% do PV; PRE = 1,0% do PV; e no pós-parto (POS): POS1= 1kg para cada 2,5 kg de leite produzido; POS = 1kg para cada 2,0kg de leite produzido e POS = 1kg para cada 1,5kg de leite produzido, acima de 6 kg de leite por dia. Os animais foram submetidos à avaliação ultrasonográfica e de escore corporal a cada 7 dias. No período avaliado, 20 animais apresentaram cio e 13 animais conceberam. A média de intervalo entre parto-primeiro cio foi de 53 ,13 dias (p < 0,05). Com o aumento do nível de suplementação pós-parto, aumentou-se o número de animais que entraram em cio, sendo de 2, 4 e 7 animais para os tratamentos 1,2 e 3, respectivamente. O único tratamento em que todos os animais conceberam, foi o tratamento PRE e POS . Houve maior número de concepções entre os animais que receberam tratamento 2 e3 , tanto no pré quanto no pósparto, em relação aos que receberam o tratamento 1 (p < 0,05). O aumento do nível de suplementação nos tratamentos pré e pós-parto, provocaram diminuição linear do número de semanas para início de atividade folicular (IAF) e início de crescimento folicular (ICF). Houve correlação negativa entre o IAF (-0, 4), ICF (-0, 1) e escore corporal ao parto. Conclui-se que, o aumento no nível de suplementação tanto no pré quanto no pós-parto, aumenta a quantidade de animais que manifestam cio e concebem nos primeiros 120 dias pós-parto, assim como na manutenção da gestação. Ocorre diminuição linear no tempo para IAF e ICF à medida que se aumenta o nível de suplementação no pré e pós-parto, sendo estes correlacionados com o escore corporal ao parto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.