Características agronômicas e nutritivas de pastos de capim-Massai com pasto diferido e adubação nitrogenada
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1617Palavras-chave:
Adubação nitrogenada, Degradabilidade da MS, Megathyrsus, Período de diferimento.Resumo
Objetivou-se avaliar as características agronômicas e valor nutritivo do capim-Massai (Megathyrsus maximus ‘Massai’) submetido a diferimento e doses crescentes de nitrogênio. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado (DIC) com cinco doses de nitrogênio (zero, 100; 200; 300 e 400 kg de N ha-1) com cinco repetições (parcelas). O ensaio de degradabilidade foi estruturado em DIC, com arranjo fatorial 6x5, seis tempos de incubação no rúmen (6, 24, 48, 60, 84 e 96 h) e cinco doses de N em parcelas diferidas. Utilizou-se um ovino fistulado com peso vivo de 60 kg. A biomassa de forragem total, morta e a altura respondeu à adubação nitrogenada de forma quadrática. A adubação nitrogenada nas doses 100 a 200 kg de N ha-1 proporcionou maior perfilhamento. A adubação nitrogenada proporcionou resposta linear sobre os teores de proteína e matéria seca em consequência também aumentou os constituintes fibrosos. O amento dos teores de FDN e FDA pode ser uma consequência da redução da ECN e da taxa de florescimento da gramínea, devido provavelmente à redução no metabolismo na tentativa de prolongar sua vida útil. A partir da dose de 300 kg de N ha-1 resultou em redução da degradação da matéria seca do capim-Massai. As doses de N influenciaram positivamente as características produtivas e negativamente as características químicas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.