Comportamento alimentar e parâmetros fisiológicos de cabritas recriadas consumindo dietas contendo torta de mamona destoxificada
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p2247Palavras-chave:
Água, Anglo-nubiana, Cálcio, Ruminação, Sódio, Saanen.Resumo
Objetivou-se avaliar a influência da substituição do farelo de soja (FS) pela torta de mamona destoxificada (TMD) por dois produtos alcalinos sobre o comportamento alimentar e parâmetros fisiológicos de cabritas das raças Saanen e Anglo-nubiana, com peso corporal inicial de 16,22 ± 0,67 kg. Os tratamentos consistiram de três dietas, uma com formulação padrão à base de milho e FS e as demais foram formuladas com torta de mamona destoxificada por hidróxido de cálcio (TMD Ca(OH)2) e outra por hidróxido de sódio (TMD NaOH), as quais foram isoproteicas e isoenergéticas. Utilizou-se um delineamento inteiramente casualizado, com arranjo fatorial 3 x 2 (dieta e raça) com quatro repetições por combinação. Houve efeito das dietas sobre o consumo de MS e FDNcp (P = 0,02 e 0,01), com menores valores para as cabras alimentadas com TMD NaOH. As dietas influenciaram os tempos de alimentação e ruminação (P = 0,04 e 0,03). Houve interação (P = 0,04 e 0,01) entre as raças e dieta à base de FS para as variáveis tempo com outras atividade e ócio. Observou-se maiores eficiências de alimentação e ruminação da FDN para as cabras que consumiram FS e TMD Ca(OH)2 (P = 0,03 e 0,01). As cabras da dieta TMD NaOH consumiram maiores quantidades de água e as Saanen urinaram mais vezes que as Anglo-nubiana. Houve efeito das dietas sobre a frequência cardíaca e temperatura retal (P = 0,01 e 0,02), já a temperatura corporal foi influenciada pelas raças. A torta de mamona destoxificada pelo hidróxido de cálcio e/ou hidróxido de sódio tem grande potencial para substituir o farelo de soja na alimentação de cabras leiteiras. Quando usado na composição de dietas para caprinos em fase de crescimento, a torta de mamona destoxificada pelo hidróxido de sódio leva à redução do CMS, bem como da FDN. Ambas as tortas não alteram negativamente os parâmetros fisiológicos das cabras.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.