Contagem de células somáticas e produção leiteira sobre constituintes físico-químicos do leite de vacas confinadas

Autores

  • José Antônio Freitas Universidade Federal do Paraná
  • Janielen Silva Universidade de São Paulo
  • Américo Fróes Garcez Neto Universidade Federal do Paraná
  • Tiago Machado Santos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p909

Palavras-chave:

Gordura, Lactose, Proteína, Sólidos totais, Ureia.

Resumo

Quantificar e qualificar os fatores que podem influenciar a composição do leite tem sido de extrema importância para ganhos tanto em quantidade como em qualidade no leite produzido. O estudo foi realizado visando avaliar a influência da produção leiteira sobre a composição físico-química do leite e analisar as correlações entre a produção leiteira e a contagem de células somáticas (CCS) sobre os teores de gordura, proteína, lactose, sólidos totais e nitrogênio uréico no leite de vacas Holandesas. 3.544 dados referentes a 467 vacas foram avaliados. Na análise, os animais foram distribuídos em grupos I (5 a 15 kg leite dia-1), II (15 a 30 kg leite dia-1) e III (acima de 30 kg leite dia-1), de acordo com sua produção diária. Animais do grupo I apresentaram maior (P < 0,05) CCS, porcentagem de gordura e proteína quando comparados ao grupo III, porém, menor (P < 0,05) teor de lactose quando comparados aos grupos II e III. Não foi observada correlação (P > 0,05) entre a CCS e o teor de gordura, proteína e sólidos totais. Menores produções leiteiras estão significativamente associadas à alta CCS, o que por sua vez, além de trazer prejuízos também significativos à qualidade do leite produzido, compromete o estado sanitário do úbere das vacas.

Biografia do Autor

José Antônio Freitas, Universidade Federal do Paraná

Prof., Departamento de Zootecnia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Palotina, PR, Brasil.

Janielen Silva, Universidade de São Paulo

M.e em Ciência Animal e Pastagens, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, ESALQ/USP, Piracicaba, SP, Brasil.

Américo Fróes Garcez Neto, Universidade Federal do Paraná

Prof., Departamento de Zootecnia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Palotina, PR, Brasil.

Tiago Machado Santos, Universidade Federal do Paraná

M.e em Ciência Animal, UFPR, Palotina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-05-02

Como Citar

Freitas, J. A., Silva, J., Garcez Neto, A. F., & Santos, T. M. (2017). Contagem de células somáticas e produção leiteira sobre constituintes físico-químicos do leite de vacas confinadas. Semina: Ciências Agrárias, 38(2), 909–918. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p909

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)