Desempenho e perfil metabólico de cordeiros alimentados com ração contendo níveis crescentes de ureia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p919Palavras-chave:
Glicose, Nitrogênio, Ovinos, Sangue, Terminação.Resumo
Avaliou-se o consumo de alimento, o desempenho animal, a eficiência alimentar, e o metabolismo proteico e energético de cordeiros alimentados com rações contendo níveis crescentes de ureia (0,0; 0,5; 1,0; 1,5% da matéria seca - MS). O delineamento foi inteiramente casualizado com quatro tratamentos (níveis de inclusão de ureia) e seis repetições por tratamento. Os cordeiros foram alimentados à vontade por 56 dias até atingirem peso corporal (PC) médio de 35 kg. As rações foram compostas por 34% de feno de Tifton 85 (Cynodon spp.) e 66% de concentrado, com 17% de proteína bruta (PB) e 65% de nutrientes digestíveis totais (NDT), em média, com base na matéria seca (MS). O consumo de matéria seca (CMS) e de proteína bruta (CPB) não foram influenciados pelos níveis de inclusão de ureia na ração, apresentando valores médios de 1,175 e 0,206 kg animal-1 dia-1. O ganho médio diário (GMD), a conversão alimentar (CA) e a eficiência alimentar bruta (EAB) também não foram influenciados pelos níveis de inclusão de ureia e apresentaram valores médios de 0,225 kg dia-1, 5,33 kg de MS kg de ganho-1 e 0,195 kg de ganho kg de MS-1. Com exceção da ureia e da glicose, os metabólitos sanguíneos não foram influenciados pelos níveis de inclusão de ureia na ração. Os valores médios para as concentrações séricas de proteínas totais, albumina, globulinas e creatinina foram 7,11 g dL-1, 3,36 g dL-1, 3,75 g dL-1 e 0,91 mg dL-1. A ureia sérica apresentou resposta linear decrescente, enquanto a glicose sérica de apresentou resposta linear crescente ao aumento da inclusão de ureia. A inclusão de até 1,5% de ureia na MS em rações isoproteicas não afeta o consumo de alimento, o desempenho e a eficiência alimentar, e não causa prejuízos metabólicos em cordeiros confinados na fase de terminação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.