Viabilidade econômica do uso da glicerina bruta em dietas para cordeiros terminados em confinamento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n1p443Palavras-chave:
Custos, Produtividade, Sistema de produção, Biodiesel.Resumo
O objetivo foi avaliar a viabilidade econômica de níveis crescentes de glicerina bruta (GB) em dietas para cordeiros na fase de terminação em confinamento. O experimento foi desenvolvido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga-BA. Foram utilizados 25 cordeiros mestiços Santa Inês x Dorper, machos castrados, com 24 ± 2,0 kg, alojados em baias individuais. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos consistiram de níveis crescentes da GB na dieta (0; 2,65; 5,33; 8,06 e 10,84%) e o volumoso utilizado foi o feno de Tifton 85. As dietas foram calculadas para atender às exigências nutricionais, visando um ganho de 200 g/dia. A análise foi realizada a partir da utilização dos indicadores econômicos como o Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR). O consumo de matéria seca dos animais diminuiu linearmente (P<0,05) com o aumento dos níveis de glicerina na dieta, porém, não foi observada influência (P>0,05) para o desempenho e, consequentemente, para a produção de carne. Nenhum dos tratamentos apresentou viabilidade econômica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.