Modelos matemáticos para ajuste da produção de gases in vitro em diferentes tempos de incubação e cinética ruminal de silagens de milho
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2531Palavras-chave:
Digestibilidade, Exponencial, Gompertz, Logístico, Modelos não-lineares, Silagem.Resumo
No presente trabalho, com silagens de planta inteira de milho em diferentes estádios de maturidade, objetivou-se avaliar os modelos matemáticos Exponencial, France, Gompertz e Logístico para estudar a cinética de produção de gases in vitro com incubações por 24 e 48 horas. Utilizou-se a técnica in vitro semiautomática de produção de gases (TIVPG) determinando o volume de gases com uma, três, seis, oito, dez, 12, 14, 16, 22, 24, 31, 36, 42 e 48 horas de incubação. Avaliou-se o ajuste dos modelos através do quadrado médio do erro, viés médio, raiz quadrada do erro médio de estimativa e erro residual. O modelo matemático de melhor ajuste para descrever a cinética de produção de gases in vitro em forragens de milho foi o Gompertz, para ambas as incubações de 24 e 48 horas. O modelo France não é adequado para descrever a cinética de produção de gases com tempos menores ou iguais a 48 horas de incubação. A técnica in vitro de produção de gases foi eficiente em detectar diferença no valor nutricional de silagens de milho produzidas em diferentes estádios de maturidade. Incubações in vitro por 24 horas não mascaram os efeitos dos tratamentos na ensilagem, enquanto tempos de 48 horas são inadequados para mensurar a digestibilidade da matéria orgânica de silagens de milho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.