Avaliação sensorial de carne bovina e bubalina de animais criados a pasto e sua relação com as características sociodemográficas dos consumidores
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1617Palavras-chave:
Carne, Suculência, Qualidade, Painel sensorial.Resumo
Avaliaram-se as características sensoriais da carne de diferentes espécies (bovina e bubalina) e raças (Angus e Brangus) criadas a pasto (campo nativo), além dos determinantes sociodemográficos de preferência dos consumidores, através de painel sensorial. Amostras de Longíssimus dorsi foram assadas, cortadas e servidas de forma desordenada e monádica a 188 painelistas não-treinados sediados no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foi utilizada uma escala hedônica de nove pontos para avaliar os atributos odor, cor, maciez, suculência e aparência global. Através do procedimento GLM - SAS® realizou-se a análise de variância, considerando as características sensoriais e sociodemográficas como fatores fixos. Quando o fator apresentou efeito significativo (P < 0,05), foi utilizado LSMEANS para comparação entre as médias. Foi encontrada diferença (P < 0,001) somente para o atributo maciez, com as carnes de bovinos da raça Brangus e de bubalinos apresentando maior grau, com 7,02 e 6,82, respectivamente, quando comparados com a de bovinos da raça Angus (6,25). Independente da origem da carne, a idade, a renda, o hábito de fumar e o local de compra dos consumidores foram determinantes para parte dos atributos avaliados (P < 0,05). Pessoas com idade superior a 50 anos conferiram escores médios superiores (5,86 e 7,36 para odor e cor, respectivamente; P < 0,05), indicativo de maior grau de satisfação e menor exigência, quando comparados às outras categorias de idade. Apesar da variabilidade nas características intrínsecas, a diferenciação da carne pelo consumidor é abstrusa, havendo pequeno impacto dos aspectos sociodemográficos nos atributos sensoriais. As carnes de bovinos Brangus e de bubalinos criados extensivamente apresentaram maior maciez que a de bovinos Angus criados no mesmo sistema.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.