Perfil fermentativo, composição bromatológica e perdas em silagem de bagaço de laranja com diferentes inoculantes microbianos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl2p3411Palavras-chave:
Efluentes, Gases, Lactobacillus buchneri, Lactobacillus plantarum, Perfil de ácidos graxos.Resumo
Objetivou-se com este experimento avaliar os efeitos de inoculantes microbianos sobre as perdas por gases e efluentes, recuperação de matéria seca, pH, ácidos graxos voláteis e composição bromatológica de silagens de polpa cítrica, usando-se um delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram: silagem de polpa cítrica (CONT), silagem de polpa cítrica + Lactobacillus plantarum (LAC), silagem de polpa cítrica + Lactobacillus buchneri (BUCH); silagem de polpa cítrica + Lactobacillus plantarum e buchneri (LACBUCH). Os inoculantes foram aplicados na razão de 25 litros de solução por tonelada de forragem, contendo 1x103 UFC de Lactobacillus plantarum e 1x103 UFC de Lactobacillus buchneri por grama de silagem. Não houve efeito do uso de diferentes inoculantes sobre as perdas por gases e efluentes, assim como no pH. Os teores de matéria seca, proteína bruta, carboidratos não fibrosos, matéria mineral, extrato etéreo e o perfil de ácidos graxos não sofreram alterações significativas com a inclusão dos inoculantes. Os teores de fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido foram superiores para a silagem com Lactobacillus buchneri em relação à silagem controle. O uso de inoculantes microbianos na silagem de polpa cítrica não resulta em benefícios relacionados às perdas durante a ensilagem ou componentes nutricionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.