Cinética de fermentação ruminal in vitro, composição química e perfil de ácidos graxos da silagem de bagaço de laranja com fubá de milho
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p4037Palavras-chave:
Carboidratos não fibrosos, Perdas por gases, Perdas por efluentes, pH.Resumo
Objetivou-se com este trabalho, avaliar os efeitos do fubá de milho na silagem de bagaço de laranja in natura. Utilizou-se um delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos (níveis de fubá de milho) e quatro repetições. Foram utilizados silos experimentais constituídos de baldes plásticos de 12 L com tampa. Os silos foram abertos aos 90 dias após a ensilagem, sendo avaliadas as perdas por gases e efluentes, pH, composição química, ácidos graxos voláteis e produção de gás in vitro. Os teores de matéria seca (MS), extrato etéreo (EE), carboidratos não fibrosos (CNF) e matéria orgânica apresentaram comportamento linear crescente com a inclusão do fubá de milho. Os teores de fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e proteína bruta (PB) reduziram com o aumento da proporção de fubá de milho. Com relação a cinética de fermentação ruminal verificouse efeito quadrático crescente da inclusão do fubá de milho no volume final de gás proveniente dos carboidratos não fibrosos (VfCNF) e efeito quadrático decrescente no volume final de gás dos carboidratos fibrosos (VfCF). O bagaço de laranja pode ser conservado na forma de silagem com a inclusão de fubá de milho, permitindo níveis de pH satisfatórios e minimizando as perdas por efluentes, garantindo boa preservação da silagem. Os teores de 8 e 12% foram os mais eficientes, garantindo maiores teores de MS, menores teores de FDN e de FDA, maiores teores de CNF, maior produção de volume de gás, podendo ser considerada fonte adequada de volumosos para ruminantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.