Interferência da dieta de alto grão sobre as características da carcaça e carne de cordeiros Texel
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p4053Palavras-chave:
Coloração, Força de cisalhamento, Ovinos, pH, Sensorial.Resumo
Este estudo teve como objetivo estudar o efeito de dietas com diferentes proporções de concentrado na terminação de cordeiros Texel sobre as características das carcaças e carne ovina. Foram utilizados 12 cordeiros da raça Texel com peso inicial de 20,1±2,34kg. Foram avaliadas rações com três proporções de concentrado na ração total (60, 80 e 100%) e quatro repetições por tratamento. O concentrado foi composto por 15%suplemento nutricional + 85% grão de milho inteiro e o volumoso foi feno de Aveia (Avena strigosa). O rendimento verdadeiro da carcaça foi superior para os animais consumindo 100% de concentrado na dieta, em média 58,3%. Os valores da área de olho de lombo, acabamento e os pesos de costilhar e pernil foram superiores (P<0,05) para os animais recebendo 80 e 100% de concentrado na dieta em relação aos animais consumindo 60%. Cordeiros recebendo 100% da dieta com alto grão apresentaram maiores rendimentos, área de olho de lombo e acabamento de carcaça, características essas relevantes em relação à questão produtiva fornecendo animais com maior porção de carne comestível e com qualidade satisfatória ao mercado consumidor. Os teores de concentrado na dieta não alteraram os parâmetros qualitativos e sensoriais da carne de cordeiros terminados em confinamento, características essas que poderão garantir maior aceitação do produto final, recomendando-se assim a utilização de dietas contendo alto teor de concentrado para ovinos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.