Padrões de crescimento de machos e fêmeas de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) da variedade GIFT
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1891Palavras-chave:
Aceleração, Crescimento relativo, Incremento corporal, Medidas morfométricas, Modelo de crescimento, Tilapicultura.Resumo
Objetivou-se estimar o padrão de crescimento de tilápias GIFT por meio do modelo não linear de Gompertz e verificar se existem diferenças no padrão de crescimento de machos e fêmeas. O modelo de Gompertz foi testado com oito variações, sendo o primeiro modelo sem nenhuma restrição no espaço paramétrico e os demais modelos com diferentes números de restrições para descrever o padrão de crescimento em peso corporal, comprimento total, altura do corpo, largura do corpo e tamanho da cabeça. O modelo de melhor ajuste para peso, comprimento total, largura do corpo, e tamanho da cabeça foi o modelo 3 e para altura do corpo foi o modelo 1. Comparando o incremento do peso com as demais características, observou-se que os pontos de inflexão das características morfométricas variaram de 121,2 a 156,2 dias para fêmeas e 134,1 a 166,6 dias para machos, enquanto que para peso o ponto de inflexão foi de 340,4 e 322,9 dias para machos e fêmeas respectivamente, indicando que a forma dos peixes foi determinada em idade menor que o peso. O padrão de crescimento das partes constituintes do corpo e do peso de machos e fêmeas de tilápias GIFT é diferente, confirmando o dimorfismo sexual. Machos e fêmeas apresentam mesmo crescimento relativo no ponto de inflexão para a maioria das características avaliadas, com exceção da altura do corpo.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.