Inversão sexual de alevinos de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) variedade Supreme, submetidos a diferentes temperaturas durante fase de diferenciação sexual
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p455Palavras-chave:
Inversão sexual, Sobrevivência, Alterações morfológicas, Proporção sexual.Resumo
Este experimento avaliou os efeitos da temperatura na inversão sexual, sobrevivência e presença de deformidades em larvas de tilapia submetidas aos seguintes tratamentos controle (28ºC + ração 60 mg kg-1 de 17 ?-metiltestosterona), 28, 30, 32 e 34ºC. Os resultados demonstraram diferença estatística entre a proporção de machos, sendo que as temperaturas controle, 32 e 34ºC (98; 91; 96 %, respectivamente) apresentaram resultados superiores aos obtidos para os tratamentos 28 e 30ºC (71 e 82 %). A sobrevivência observada nos diferentes tratamentos foram 90,74; 90,49; 88,20; 85,43 e 82,16 para o controle, 28, 30, 32 e 34ºC, respectivamente, sendo que houve diferença estatística entre os tratamentos 32 e 34oC, somente quando estes foram comparados com o controle. Na análise das radiografias não foi possível observar presença de alterações morfológicas nos peixes submetidos aos diferentes tratamentos. Com este experimento, concluiu-se que as temperaturas de 32 e 34ºC foram capazes de masculinizar larvas geneticamente fêmeas, e que não houve incremento na mortalidade e na presença de deformidades que possam ser atribuídas aos tratamentos. Essa técnica é uma alternativa para a utilização de hormônios esteroides.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.