Variáveis epidemiológicas e alterações clínicas, hematológicas e urinárias em cães sororreagentes para Leptospira spp
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n2p765Palavras-chave:
Leptospirose, Cão, Soroaglutinação microscópica, Análise de risco.Resumo
Com o objetivo de verificar a freqüência sorológica anti-leptospírica em cães de Botucatu –SP com suspeita clínica e os fatores de risco para esta zoonose, bem como as possíveis alterações hematológicas e urinárias, foram coletadas amostras de sangue de 248 cães. A prova diagnóstica utilizada foi a de Soroaglutinação Microscópica (SAM), testando-se 29 sorovares de leptospiras, considerando-se reagente a partir do título ?200. Das 248 amostras testadas,17,7% (44/248) foram reagentes. Dentre os sorovares reagentes, verificou-se prevalência para: Autumnalis (20,5%); Pyrogenes (18,2%); Grippothyphosa (15,9%); Canicola (13,6%), Bratislava e Copenhageni (9,1%); Andamana (4,5%) e Djasiman (2,3%). Em relação à análise do questionário epidemiológico aplicado aos proprietários dos cães, observou-se significância estatística para as variáveis sexo, faixa etária e presença de ratos no domicílio, demonstrando-se que, pela análise de regressão logística, somente a variável sexo foi significativamente associada à presença de anticorpos anti-Leptospira. Os níveis de uréia e creatinina estiveram significativamente aumentados no grupo de animais reagentes à SAM, demonstrando o comprometimento renal nestes animais, bem como a diminuição do nível de hemoglobina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.