Tags de cor para identificação de cenas animadas em roteiro, Storyboard e Animatic
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n2p255Palabras clave:
Tags de Cor, Animação Brasileira, Pré-produçãoResumen
A indústria brasileira de animação passa por momento de estímulos para sua produção, mas as oportunidades de financiamento e exibição não ponderam acerca dos métodos que cada estúdio utiliza para desenvolver as obras. O presente artigo traz uma proposta, por meio de tags de cor, de integração de três momentos da pré-produção (roteiro, storyboard e animatic), apresentando uma alternativa de identificação de trechos planejados nessas etapas, buscando economia de tempo ao conectar estratos narrativos de diferentes fases.Descargas
Citas
BEANE, Andy. 3D animation essentials. Indiana: John Wiley & Sons, 2012.
BRASIL. Ministério da Cultura. Brasil lança maior número de animações em 22 anos. Brasília, DF: Ministério da Cultura, 2018. Disponível em http://www. cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/ brasil-lanca-maior-numero-de-animacoes-em-22-anos/10883. Acesso em: 25 set. 2018.
BYRNE, Mark T. The art of layout and storyboarding. Leixlip: Mark T. Byrne Publication, 1999.
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
FOWLER, Mike S. Animation background layout: from student to professional. Miramichi: Fowler Cartooning Ink, 2002.
FRANCIS, Glebas. Directing the story: professional storytelling and storyboarding techniques for live action and animation. Burlington: Focal Press, 2009.
HALAS, John; SITO, Tom; WHITAKER, Harold. Timing for animation. 2. ed. Burlington: Focal Press, 2009.
HART, John. The art of the storyboard: a fi lmmaker’s introduction. Burlington: Focal Press, 2008.
JONES, Angie; OLIFF, Jamie. Thinking animation: bridging the gap between 2d and CG. Boston: Thomson, 2007.
KUNDERT-GIBBS, John; KUNDERT-GIBBS, Kristin. Action! Acting lessons for CG animators. Indiana: John Wiley & Sons, 2009.
MARX, Christy. Writing for animation, comics, and games. Burlington: Focal Press, 2007.
O’HAILEY, Tina. Hybrid animation: integrating 2D and 3D assets. Burlington: Focal Press, 2010.
PARENT, Rick. Computer animation: algorithms and techniques. San Francisco: Morgan Kaufmann Publising, 2002.
PEDROSA, Israel. Da cor a cor inexistente. 10. ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009.
PURVES, Barry J. C. Stop motion: passion, process and performance. Burlington: Focal Press, 2008.
ROBERTS, Steve. Character animation fundamentals: developing skills for 2d and 3d character animation. Burlington: Focal Press, 2011.
SHAW, Susannah. Stop motion: craft skills for model animation. Burlington: Focal Press, 2004.
TEIXEIRA, Júlio Monteiro. Gestão visual de projetos: um modelo que utiliza o design para promover maior visualização ao processo de desenvolvimento de projetos. 2015. 330 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
THOMAS, Frank; JOHNSON, Ollie. The illusion of life: Disney animation. New York: Disney Editions, 1981.
VAUGHAN, William. Modeling. Berkeley: New Riders, 2012. Digital.
WEBSTER, Chris. Animation: the mechanics of motion. Burlington: Focal Press, 2005.
WHITE, Tony. Animation from pencils to pixels. Burlington: Focal Press, 2006.
WHITE, Tony. How to make animated fi lms. Burlington: Focal Press, 2009.
WHITE, Tony. The Animator’s workbook: step-by-step techniques of drawn animation. New York: Watson-Guptill Publications, 1988.
WINDER, Catherine; DOWLATABADI, Zahra. Producing animation. 2. ed. Burlington: Focal Press, 2011.
WRIGHT, Jean Ann. Animation writing and development: from script development to pitch. Burlington: Focal Press, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Projetica

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.