Animação como recurso didático na exploração de conceitos da Psicologia Analítica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.50153Palavras-chave:
Animação, Psicologia analítica, ArquétiposResumo
Há uma enorme gama de animações educativas infanto-juvenis, entretanto, tratando-se do ensino de jovens adultos e adultos, essa quantidade se estreita. Temáticas de maior complexidade, geralmente exploradas por adultos, também podem encontrar na Animação um veículo propício para a representação de conceitos abstratos, como é o caso de áreas de conhecimento como a psicologia. A obra do psicólogo suíço Carl Gustav Jung apresenta uma vasta simbologia e uma enorme quantidade de conceitos intangíveis, especialmente no que diz respeito aos Arquétipos Junguianos, elementos que permeiam o inconsciente coletivo humano e demandam a necessidade de discutir sobre a forma como o ensino de tal temática é empregado. Por isso, este trabalho propõe uma abordagem visual para a explicação de tais elementos, em especial, do arquétipo da Sombra, utilizando a Animação como recurso pedagógico. Através da criação de um animatic, a capacidade da animação em traduzir conceitos abstratos em formas visuais dinâmicas demonstra grande potencial para facilitar a compreensão de temas de tal complexidade, além de fomentar o debate do papel da animação, que se afirma como uma ferramenta pedagógica voltada para o ensino de conceitos abstratos de forma relevante para uma audiência contemporânea.
Downloads
Referências
CAMPBELL, Joseph. The hero with a thousand faces. Nova Iorque: Pantheon Books, 1949.
HALL, Calvin S.; NORDBY, Vernon J. Introdução à psicologia Junguiana. São Paulo: Cultrix, 2017.
HART, John. The art of the storyboard: a filmmaker's introduction. 2. ed. Waltham: Focal Press, 2007. E-book. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/The_Art_of_the_Storyboard/3WfmPt0gbagC?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=storyboard&pg=PP1&printsec=frontcover. Acesso em: 18 jan. 2024.
JUNG, Carl Gustav. A natureza da psique. 8. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
JUNG, Carl Gustav. Aion: researches into the phenomenology of the self:. Princeton: Princeton University Press, 1997. (Collected works of c. g. Jung, v. 9, part 2).
JUNG, Carl Gustav. Psychological types. 6. ed. Princeton: Princeton University Press, 1976. (Collected Works of C.G. Jung).
JUNG, Carl Gustav. The archetypes and the collective unconscious. 2. ed. Princeton: Princeton University Press, 1981.
JUNG, Carl Gustav. The relations between the ego and the unconscious. In: JUNG, Carl Gustav. Two essays on analytical psychology. 2. ed. Translated by Gerhard Adler and R. F.C. Hull. Princeton, N. J.: Princeton University Press, 2014. (Bollingen Series XX. Collected Works of C. G. Jung, v. 7). Part. II.
LUCIO, Kenya V. Ribeiro de Lima. O uso das animações na educação infantil. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande de Norte, Natal, RN, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42591. Acesso em: 11 mar. 2024.
SILVA, Jacquelliny Marcelle Boulitreau da. Flora: animação para o ensino das ciências ambientais nos anos iniciais da educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão Profissional (Mestrado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
SILVA, Silvana Lovera. O arquétipo da sombra. Revista Extensão, Palmas, TO, v. 3, n. 1, p. 20-28, out. 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/1690/1121. Acesso em: 11 mar. 2024.
STEVENS, Anthony. Jung: a very short introduction. Oxford, NI: Oxford University Press, 1994.
TILLMAN, Bryan. Creative character design. Boca Raton: Crc Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.4324/9780240814964
VOGLER, Christopher. The Writer's Journey: mythic structure for writers. Los Angeles: Michael Wiese Productions, 1992.
WINDER, Catherine; DOWLATABADI, Zara. Producing animation. 2. ed. Oxford: Focal Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-240-81535-0.00009-2
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Letícia Zanini, Nicolas Canale Romeiro, Gabriel De Souza Prim, Milton Luiz Horn Vieira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.