Animação como recurso didático na exploração de conceitos da Psicologia Analítica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.50153Palabras clave:
Animação, Psicologia analítica, ArquétiposResumen
Há uma enorme gama de animações educativas infanto-juvenis, entretanto, tratando-se do ensino de jovens adultos e adultos, essa quantidade se estreita. Temáticas de maior complexidade, geralmente exploradas por adultos, também podem encontrar na Animação um veículo propício para a representação de conceitos abstratos, como é o caso de áreas de conhecimento como a psicologia. A obra do psicólogo suíço Carl Gustav Jung apresenta uma vasta simbologia e uma enorme quantidade de conceitos intangíveis, especialmente no que diz respeito aos Arquétipos Junguianos, elementos que permeiam o inconsciente coletivo humano e demandam a necessidade de discutir sobre a forma como o ensino de tal temática é empregado. Por isso, este trabalho propõe uma abordagem visual para a explicação de tais elementos, em especial, do arquétipo da Sombra, utilizando a Animação como recurso pedagógico. Através da criação de um animatic, a capacidade da animação em traduzir conceitos abstratos em formas visuais dinâmicas demonstra grande potencial para facilitar a compreensão de temas de tal complexidade, além de fomentar o debate do papel da animação, que se afirma como uma ferramenta pedagógica voltada para o ensino de conceitos abstratos de forma relevante para uma audiência contemporânea.
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