Animação como recurso didático na exploração de conceitos da Psicologia Analítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.50153

Palabras clave:

Animação, Psicologia analítica, Arquétipos

Resumen

Há uma enorme gama de animações educativas infanto-juvenis, entretanto, tratando-se do ensino de jovens adultos e adultos, essa quantidade se estreita. Temáticas de maior complexidade, geralmente exploradas por adultos, também podem encontrar na Animação um veículo propício para a representação de conceitos abstratos, como é o caso de áreas de conhecimento como a psicologia. A obra do psicólogo suíço Carl Gustav Jung apresenta uma vasta simbologia e uma enorme quantidade de conceitos intangíveis, especialmente no que diz respeito aos Arquétipos Junguianos, elementos que permeiam o inconsciente coletivo humano e demandam a necessidade de discutir sobre a forma como o ensino de tal temática é empregado. Por isso, este trabalho propõe uma abordagem visual para a explicação de tais elementos, em especial, do arquétipo da Sombra, utilizando a Animação como recurso pedagógico. Através da criação de um animatic, a capacidade da animação em traduzir conceitos abstratos em formas visuais dinâmicas demonstra grande potencial para facilitar a compreensão de temas de tal complexidade, além de fomentar o debate do papel da animação, que se afirma como uma ferramenta pedagógica voltada para o ensino de conceitos abstratos de forma relevante para uma audiência contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Letícia Zanini, Universidad Federal de Santa Catarina

Bacharela em Animação pela UFSC, tem experiência na área de Artes, com ênfase em ilustração e animação.

Nicolas Canale Romeiro, Universidad Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Design pela UFSC, Mestrado em Design na linha de Mídia com ênfase em tecnologia, também pela UFSC. Atualmente Doutorando e atua como professor substituto no curso de graduação em Animação na UFSC.

Gabriel De Souza Prim, Universidad Federal de Santa Catarina

Graduado em Design de Animação, Mestre e Doutor em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente Professor no curso de graduação em Animação na UFSC

Milton Luiz Horn Vieira, Universidad Federal de Santa Catarina

Professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-Diretor do Centro de comunicação e expressão na UFSC. Coordenador do laboratório DesignLAB e TECMIDIA.

Citas

CAMPBELL, Joseph. The hero with a thousand faces. Nova Iorque: Pantheon Books, 1949.

HALL, Calvin S.; NORDBY, Vernon J. Introdução à psicologia Junguiana. São Paulo: Cultrix, 2017.

HART, John. The art of the storyboard: a filmmaker's introduction. 2. ed. Waltham: Focal Press, 2007. E-book. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/The_Art_of_the_Storyboard/3WfmPt0gbagC?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=storyboard&pg=PP1&printsec=frontcover. Acesso em: 18 jan. 2024.

JUNG, Carl Gustav. A natureza da psique. 8. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

JUNG, Carl Gustav. Aion: researches into the phenomenology of the self:. Princeton: Princeton University Press, 1997. (Collected works of c. g. Jung, v. 9, part 2).

JUNG, Carl Gustav. Psychological types. 6. ed. Princeton: Princeton University Press, 1976. (Collected Works of C.G. Jung).

JUNG, Carl Gustav. The archetypes and the collective unconscious. 2. ed. Princeton: Princeton University Press, 1981.

JUNG, Carl Gustav. The relations between the ego and the unconscious. In: JUNG, Carl Gustav. Two essays on analytical psychology. 2. ed. Translated by Gerhard Adler and R. F.C. Hull. Princeton, N. J.: Princeton University Press, 2014. (Bollingen Series XX. Collected Works of C. G. Jung, v. 7). Part. II.

LUCIO, Kenya V. Ribeiro de Lima. O uso das animações na educação infantil. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande de Norte, Natal, RN, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42591. Acesso em: 11 mar. 2024.

SILVA, Jacquelliny Marcelle Boulitreau da. Flora: animação para o ensino das ciências ambientais nos anos iniciais da educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão Profissional (Mestrado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.

SILVA, Silvana Lovera. O arquétipo da sombra. Revista Extensão, Palmas, TO, v. 3, n. 1, p. 20-28, out. 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/1690/1121. Acesso em: 11 mar. 2024.

STEVENS, Anthony. Jung: a very short introduction. Oxford, NI: Oxford University Press, 1994.

TILLMAN, Bryan. Creative character design. Boca Raton: Crc Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.4324/9780240814964

VOGLER, Christopher. The Writer's Journey: mythic structure for writers. Los Angeles: Michael Wiese Productions, 1992.

WINDER, Catherine; DOWLATABADI, Zara. Producing animation. 2. ed. Oxford: Focal Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-240-81535-0.00009-2

Publicado

2024-10-07

Cómo citar

Zanini, L., Canale Romeiro, N., Prim, G. D. S., & Horn Vieira, M. L. (2024). Animação como recurso didático na exploração de conceitos da Psicologia Analítica. Projetica, 15(2), 1–26. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.50153

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.