Política social neoliberal: expressão da necessária relação estado/capital em tempos de crise estrutural do capital
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2011v16n1p292Palavras-chave:
Políticas sociais, Neoliberalismo, Estado, CapitalResumo
Este artigo pretende analisar as características principais das políticas sociais em tempos de neoliberalismo tendo como pano de fundo a necessária relação entre Estado e capital. O Estado, constituído sobre a base material do capital, configurouse como estrutura de comando político que age sobre as contradições do sistema do capital. A partir de tal relação, afirmamos que pensar a face neoliberal das políticas sociais do Estado atualmente é pensar a existência de um Estado máximo, a favor do capital, já que o Estado, cumprindo sua função política essencial, retira-se da oferta de grande parte dos serviços públicos e abre novos campos para a exploração capitalista em tempos de crise estrutural do capital.Downloads
Referências
BANCO MUNDIAL. Educación media en el Paraguay: logros, opciones y desafios. Washington, DC, 2008. Disponível em: http://www.oei.es/pdfs/educacion_media_paraguay.pdf. Acesso em: 9 jun. 2011.
BANCO MUNDIAL. Prioridades y estrategias para la educación. Washington, DC, 1996. Disponível em: http://www.fedepsp.org.br/documentos.htm. Acesso em: 12 jun. 2011.
BOITO JUNIOR, Armando. Política neoliberal e sindicalismo no Brasil. São Paulo: Xamã, 1999.
BRASIL. Ministério do desenvolvimento social. Bolsa família. 2011. Disponível em: http://www.mds.gov.br/bolsafamilia. Acesso em: 10 jun. 2011.
CANO, Wilson. Soberania e política econômica na América Latina. São Paulo: UNESP, 2000.
COMBLIN, José. O neoliberalismo: ideologia dominante na virada do século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
DEL ROIO, Marcos. O governo Lula e a derrota da esquerda. Outubro, São Paulo, n. 10, p. 69-88, 2004.
FILGUEIRAS, Luiz A. M. A economia política do governo Lula. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007.
HARVEY, David. Neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.
PAULA, Ana Paula Paes de. Por uma nova gestão pública: limites e potencialidades da experiência contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por uma outra política educacional. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana: crítica da colocação da cidadania como objetivo maior da educação e proposta de substituição pela categoria da emancipação humana. Marília: UNESP, 2001.
VIANNA, Maria Lucia Teixeira Werneck. A nova política social no Brasil: uma prática acima de qualquer suspeita teórica? Praia Vermelha: estudos de política e teoria social, Rio de Janeiro, n. 18, p.120-144, jan./jun. 2008.
WOOD, Ellen Meiksins. A separação entre o "econômico" e o "político" no capitalismo. In: WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003. p. 27-50.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Bráulio Roberto de Castro Loureiro, Danielle Cristine Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























