Desafios da diversidade na escola
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2000v5n2p9Palavras-chave:
Educação, Cultura, Diversidade, EscolaResumo
Usando imagens como suporte lingüístico, o texto procura alertar professores para a necessidade de recuperar e ensinar às crianças o respeito mútuo entre os diferentes: índios, negros, mulheres, crianças, deficientes e muitos outros. Para tanto, coloca a alteridade como horizonte a ser alcançado na educação e na escola, cujo desafio está em compreender a relação ensino-aprendizagem como processo cultural, baseado na troca permanente entre diferentes.Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O outro esse desconhecido In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Identidade e Etnia. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CLASTRES, Pierre. Arqueologia da Violência. São Paulo: Brasiliense, 1982.
CUNHA, Manuela Carneiro da. Saberes locais, tramas identitárias e o sistema mundial na antropologia de Manuela Carneiro da Cunha. Entrevista a Kiko Ferrite, In: SEXTA-FEIRA - antropologia, artes e humanidades, São Paulo, 03 out. 1998.
DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. p. 7.
ITURRA, Raul. Fugirás à escola para trabalhar a terra. Ensaios de Antropologia Social sobre o insucesso escolar. Lisboa: Escher Publicações, 1990.
LARROSA, Jorge. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: LARROSA, Jorge; LARA, Núria Peres de (org.). Imagens do Outro. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 68-83.
QUINTEIRO, Jucirema. Infância e escola: uma relação marcada por preconceitos. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, abril de 2000.
SANTOS, Eliane. Quanto vale uma criança negra. Debate. In: SANTOS, Joel Rufino; VARGAS, Eduardo Viana (org.) Literatura e Criança. ENCONTRO LOCAL DO PROGRAMA QUANTO VALE UMA CRIANÇA NEGRA. 1., 1989, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ISER - Instituto de Estudos da Religião, 1989.
SANTOS, Joel Rufino. Quanto vale uma criança negra. Idéias em debate. In: SANTOS, Joel Rufino; VARGAS, Eduardo Viana (org.) Literatura e Criança. ENCONTRO LOCAL DO PROGRAMA QUANTO VALE UMA CRIANÇA NEGRA. 1., 1989, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ISER - Instituto de Estudos da Religião, 1989.
SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel (coord.) As crianças: Contextos e Identidades. Centro de Estudos da Criança. Portugal: Universidade do Minho, 1997.
STOLCKE, Verena. Cultura européia: uma nova retórica de exclusão? Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, n. 22, jun. 1993.
TERENA, Marcos. Identidade Terena em contextos pluriculturais. [Entrevista concedida a] Narcimária C.P. Luz. In: LUZ, Narcimária C. P.(org.). Pluralidade Cultural e Educação. Salvador: Secretaria da Educação - SECNEB, 1996.
TONUCCI, Francesco. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
VARGAS, Eduardo Viana. Devir e Diferença: considerações micro politicas a respeito dos modos de expressão semiótica das crianças. In: SANTOS, Joel Rufino; VARGAS, Eduardo Viana (org.) Literatura e Criança. ENCONTRO LOCAL DO PROGRAMA QUANTO VALE UMA CRIANÇA NEGRA. 1., 1989, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ISER - Instituto de Estudos da Religião, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Neusa Maria Mendes Gusmão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























