Desafios da diversidade na escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2000v5n2p9

Palabras clave:

Educação, Cultura, Diversidade, Escola

Resumen

Usando imagens como suporte lingüístico, o texto procura alertar professores para a necessidade de recuperar e ensinar às crianças o respeito mútuo entre os diferentes: índios, negros, mulheres, crianças, deficientes e muitos outros. Para tanto, coloca a alteridade como horizonte a ser alcançado na educação e na escola, cujo desafio está em compreender a relação ensino-aprendizagem como processo cultural, baseado na troca permanente entre diferentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neusa Maria Mendes Gusmão, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Ciência Social pela Universidade de São Paulo - USP. Professora da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Citas

AUGÉ, Marc. Não-Lugares. Introdução a uma antropologia da sobre modernidade. Lisboa: Bertrand Editora, 1994.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O outro esse desconhecido In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Identidade e Etnia. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CLASTRES, Pierre. Arqueologia da Violência. São Paulo: Brasiliense, 1982.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Saberes locais, tramas identitárias e o sistema mundial na antropologia de Manuela Carneiro da Cunha. Entrevista a Kiko Ferrite, In: SEXTA-FEIRA - antropologia, artes e humanidades, São Paulo, 03 out. 1998.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. p. 7.

ITURRA, Raul. Fugirás à escola para trabalhar a terra. Ensaios de Antropologia Social sobre o insucesso escolar. Lisboa: Escher Publicações, 1990.

LARROSA, Jorge. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: LARROSA, Jorge; LARA, Núria Peres de (org.). Imagens do Outro. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 68-83.

QUINTEIRO, Jucirema. Infância e escola: uma relação marcada por preconceitos. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, abril de 2000.

SANTOS, Eliane. Quanto vale uma criança negra. Debate. In: SANTOS, Joel Rufino; VARGAS, Eduardo Viana (org.) Literatura e Criança. ENCONTRO LOCAL DO PROGRAMA QUANTO VALE UMA CRIANÇA NEGRA. 1., 1989, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ISER - Instituto de Estudos da Religião, 1989.

SANTOS, Joel Rufino. Quanto vale uma criança negra. Idéias em debate. In: SANTOS, Joel Rufino; VARGAS, Eduardo Viana (org.) Literatura e Criança. ENCONTRO LOCAL DO PROGRAMA QUANTO VALE UMA CRIANÇA NEGRA. 1., 1989, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ISER - Instituto de Estudos da Religião, 1989.

SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel (coord.) As crianças: Contextos e Identidades. Centro de Estudos da Criança. Portugal: Universidade do Minho, 1997.

STOLCKE, Verena. Cultura européia: uma nova retórica de exclusão? Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, n. 22, jun. 1993.

TERENA, Marcos. Identidade Terena em contextos pluriculturais. [Entrevista concedida a] Narcimária C.P. Luz. In: LUZ, Narcimária C. P.(org.). Pluralidade Cultural e Educação. Salvador: Secretaria da Educação – SECNEB, 1996.

TONUCCI, Francesco. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

VARGAS, Eduardo Viana. Devir e Diferença: considerações micro politicas a respeito dos modos de expressão semiótica das crianças. In: SANTOS, Joel Rufino; VARGAS, Eduardo Viana (org.) Literatura e Criança. ENCONTRO LOCAL DO PROGRAMA QUANTO VALE UMA CRIANÇA NEGRA. 1., 1989, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ISER - Instituto de Estudos da Religião, 1989.

Publicado

2000-11-09

Cómo citar

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes. Desafios da diversidade na escola. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 5, n. 2, p. 9–28, 2000. DOI: 10.5433/2176-6665.2000v5n2p9. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9158. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.