Democratização do ensino superior às pessoas com deficiência/necessidades especiais: a Unioeste como campo de reconhecimento social
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2021v26n1p201Palavras-chave:
Democratização do ensino superior, Pesquisa social, Reconhecimento, Atendimento educacional especializadoResumo
Ao abordar a democratização do ensino superior, com foco nas pessoas com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais (PCD/PNEE), este artigo expressa conhecimentos oriundos dos estudos e pesquisas realizadas em doutoramento. Para tanto, concebe que o ambiente do ensino superior possui em seu cerne um campo de disputa entre setores da sociedade que possuem distintos projetos de universidade. A narrativa destaca a apropriação de conhecimentos, de ação coletiva para uma cultura política, com o intuito de acesso, permanência e conclusão nesse nível de ensino. Os dados apresentados foram coletados na realização de estudo de caso, a partir da compilação de entrevistas com docentes, técnicos, acadêmicos que utilizam os serviços de AEE, para uma análise qualitativa articulada a uma perspectiva teórica no campo das ciências sociais. Conclui-se que a observância de mecanismos específicos assegura os condicionantes para o atendimento educacional especializado, com as adaptações curriculares e com acessibilidade.Downloads
Referências
BORGES, Liliam F. P.; SBARDELOTTO, Vânice S. A docência no contexto da expansão da educação superior. In: LOSS, Adriana Salete et al. (org.). Ensino superior em movimento: aproximações da inclusão pelos princípios da educação popular. Curitiba: Editora CRV, 2018. v. 1, p. 265-279.
BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. Tradução de Lone Ribeiro Valle e Nikon Valle. Florianópolis: UFSC, 2017.
BUENO, José G. S. Educação especial brasileira: questões conceituais e de atualidade. São Paulo: EDUC-Editora da PUC-SP, 2014.
COHEN, Jean L. Sociedade civil e globalização: repensando categorias. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 46, n. 3, p. 419-459, 2003.
DALGALO, Vanderlize S. A Prática Docente nos Cursos de Graduação da Unioeste no Contexto da Educação Especial: período de 2012 a 2016. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2018.
DILL, Diovane R.; VIEGAS, Moacir F. Escola e a racionalidade moderna na perspectiva de Boaventura de Souza Santos. In: CUNHA, Fernando I. J. et al. (org.). Educação e ensino: reflexões teóricas e práticas. Maringá: UNIEDASUL, 2020. p. 57-64.
FEEEIEES/PR - FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DAS IEES/PR. ATA 001, de 19 de setembro de 2014. Londrina: UEL, 2014.
FREITAS, Ana Paula; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar; CAMARGO, Evani Andreatta Amaral. Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 26, n. 61, p. 57-76, 2017.
GIROUX, Henry. O neoliberalismo é a nova face do fascismo: a linguagem da educação neoliberal. [Entrevista concedida a] Mitja Sardoč. Blog do Alok, Brasília, 6 jan. 2019. Disponível em: http://blogdoalok.blogspot.com/2019/01/o-neoliberalismo-e-nova-face-do.html. Acesso em: 2 mar. 2019.
GÓES, Eliane P. Inclusão de estudantes com deficiência na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
LOPES, José R.; MÉLO, José L. B. Democracia, desigualdades e direitos desterritorializados: um esboço da questão. Revista Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 44, n. 1, p. 5-12, 2008.
LOSS, Adriana Salete; VAIN, Pablo Daniel. Ensino superior e inclusão: palavras, pesquisas e reflexões entre movimentos internacionais. Curitiba: Editora CRV, 2018.
PÁDUA, Ivã J. O papel dos movimentos sociais das pessoas com deficiência na efetivação de políticas educacionais de acesso ao ensino superior na Unioeste. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2018.
PARANÁ. Lei 16514, de 25 de maio de 2010. Dispõe que somente será considerado guia de turismo no Estado do Paraná, o profissional que estiver cadastrado no Ministério do Turismo Regional MTR-PR, conforme especifica e adota outras providências. Curitiba: Assembleia Legislativa, 2010.
QUADROS, Ronice Müller. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ROSSETTO, Elisabeth. Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - UFRGS, 2009.
SANTOS, Boaventura de S.; MENESES, Maria P. Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.
SANTOS, Boaventura S. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA, Dorisvaldo R. A educação de pessoas com deficiência visual: requisitos básicos para o desenvolvimento de um aplicativo educacional. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.
SILVA, Dorisvaldo R.; ROSSETTO, Elisabeth; ROSA, Enio Rodrigues da; IACONO, Jane Peruzo; SILVA, Vera Lucia Ruiz Rodrigues da. Programa Institucional de Apoio à Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior. Revista Ponto de Vista, Educação e Processos Inclusivos, Florianópolis, v. 8, p. 55-74, 2006.
TILLY, Charles. O acesso desigual ao conhecimento científico. Revista Tempo Social, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 47-63, 2006.
TOURAINE, Alain. O que é a democracia? Petrópolis: Vozes, 1996.
URBAN, Ana L. P. Um estudo de produções científicas: ingresso e permanência de universitários com deficiência. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - UNESP, 2016.
UNIOESTE. Resolução 127, de 10 de setembro de 2002. Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE). Cascavel: Unioeste/CEPE, 2002.
UNIOESTE. Resolução 209, de 06 de outubro de 2016, aprova o Regulamento do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da Unioeste” (PEE). Cascavel: Unioeste/CEPE, 2016.
UNIOESTE. Coletânea de Documentos. Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE). Livro 3. Cascavel: Unioeste/PEE, 2018a.
UNIOESTE. “Correio Eletrônico recebido da PROGRAD”, Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE). Cascavel: Unioeste/PEE, 2018b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vera Lucia Ruiz Rodrigues Silva, Aloísio Ruscheinsky
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 88881.127570/2016-01