O conceito de experiência social em François Dubet: possibilidades analíticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n1p275

Palavras-chave:

Experiência social, Ator social, Subjetividade

Resumo

Este artigo pretende discutir algumas possibilidades analíticas do conceito de experiência social, desde a abordagem de François Dubet. Apresentaremos uma breve revisão teórica, a partir da qual faremos um duplo movimento interpretativo: constituir a experiência social enquanto ferramenta analítica e investigativa e, ao mesmo tempo, problematizar o possível alcance metodológico do uso deste referencial analítico em pesquisas na área de Ciências Sociais.

Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Referências

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: por uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

DUBET, François. Sociologia da Experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

DUBET, François; MARTUCELLI, D. En la escuela: sociología de la experiencia escolar. Buenos Aires: Losada, 1996.

DUGUIT, Léon. Os elementos do Estado. 2. ed. Lisboa: Editorial Inquérito, s/d.

DURKHEIM, Emile. Educação e Sociologia. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do estado moderno no ocidente. Lua Nova, São Paulo, v. 71, p. 11-39, 2007.

FORACCHI, Marialice. Educação e Planejamento. In: FORACCHI, Marialice. (org.) Karl Mannheim – Sociologia. São Paulo: Ática, 1982. p. 152-200.

GAIGER, Luiz Inácio Germany. Por uma Sociologia Dialógica. Estudos Leopoldenses. Série Ciências Humanas, v. 35, n. 155, p. 21-37, 1999.

GOFFMAN, Erving. A Representação do Eu na Vida Cotidiana. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro, DP & A, 2005.

KANT, Immanuel. Pedagogia. Madrid: Akal, 1983.

LOPES, José Rogério. Exclusão Social, Privações e Vulnerabilidade: uma análise dos novos condicionantes sociais. Em Perspectiva, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 123-135, 2006.

LUZ, Madel T. O interacionismo simbólico: breve exposição de uma corrente acionalista em ciências sociais. In: CARVALHO, Maria do Carmo Brant. (org.) Teorias da Ação em Debate. São Paulo: Cortez/PUC, 1993.

MANNHEIM, Karl. A Crise da Sociedade Contemporânea. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice (org.). Educação e Sociedade: leituras de sociologia da educação. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971. p. 321-342.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2001.

MELUCCI, Alberto. A Invenção do Presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAES FILHO, Evaristo de. Questões Fundamentais da Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

MORAES FILHO, Evaristo de. Sociología – Estudios sobre las formas de socialización. Madrid: Alianza, 1986.

NETTO, João Paulo. Nótula à teoria da ação comunicativa de Habermas. In: CARVALHO, Maria do Carmo Brant. (org.) Teorias da Ação em Debate. São Paulo: Cortez, 1993. p. 51-64.

PARSONS, Talcott. A emergência do conceito de sociedade como categoria sociológica. In: FERNANDES, Florestan (org.). Comunidade e Sociedade. São Paulo: Nacional/Edusp, 1973. p. 269-285.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A particularidade do processo de socialização contemporâneo. Tempo Social – Revista de Sociologia da USP, v. 17, n. 2, p. 335-350, 2005.

SILVA, Rodrigo Manuel Dias da. Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública. 2008. Dissertação de (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2008.

SIMMEL, Georg. Sociabilidade – Um exemplo de Sociologia Pura ou Formal. In: MORAES FILHO, Evaristo de. (org.) Georg Simmel: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 165-181.

TIRAMONTI, Guillermina. La escuela en la encrucijada del cambio epocal. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 889-890, 2005.

TÖNNIES, Ferdinand. Comunidade e sociedade como entidades típico-ideais. In: FERNANDES, Florestan. Comunidade e Sociedade. São Paulo: Nacional/Edusp, 1973. p. 96-116.

TOURAINE, Alain. O Retorno do Actor – Ensaio de Sociologia. Lisboa: Instituto Piaget, 1984.

TOURAINE, Alain. Poderemos viver juntos? Iguais e diferentes. Petrópolis: Vozes, 1998.

TOURAINE, Alain. Um novo paradigma para compreender o mundo de hoje. São Paulo: Vozes, 2006.

TOURAINE, Alain.; KHOSROKHAVAR, F. A procura de si – Diálogo sobre o sujeito. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

VAN VELSEN, Jaap. A análise situacional e o método de estudo de caso detalhado. In: FELDMAN-BIANCO, Bela. (org.) A Antropologia das sociedades contemporâneas. São Paulo: Global, 1987.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2002.

Downloads

Publicado

2009-07-15

Como Citar

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. O conceito de experiência social em François Dubet: possibilidades analíticas. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 14, n. 1, p. 275–290, 2009. DOI: 10.5433/2176-6665.2009v14n1p275. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3368. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)